Correios anunciam fim do e-sedex e compras online devem encarecer

Por Gazeta News

sede_correios_2-o-globo
[caption id="attachment_131376" align="alignleft" width="239"] Com o fim do serviço, o pequeno e médio empreendedor deixa de contar com essa modalidade de envio. Foto: O Globo.[/caption]

Os Correios anunciaram que estão descontinuando os serviços do e-Sedex — uma modalidade de transporte de valores que era exclusiva para pequenas e médias lojas especializadas em comércio eletrônico.

O serviço deixará de funcionar a partir de 1 de janeiro de 2017, e fazia a cobertura de apenas algumas cidades com limite de até 15 quilos por objeto.

De acordo com a própria instituição, não vai haver qualquer tipo de renegociação ou formalização dos contratos antigos; sendo efetivamente descontinuada toda a oferta do serviço.

Empresas de vendas online que já têm contratos assinados vão continuar utilizando o e-Sedex até dia 31 de dezembro, mas processos em abertura serão cancelados automaticamente com a virada do ano.

Guilherme Campos Junior, presidente dos Correios, disse ao jornal O Globo que a ação foi necessária para sanear a empresa. Segundo ele, o e-Sedex tem preço de pacotes simples e qualidade de Sedex, o que estaria sendo muito custoso para a empresa.

“Com a evolução doe-commercebrasileiro, todos os serviços de encomendas — PAC, Sedex, Sedex 12, Sedex 10, Sedex Hoje e Logística Reversa — passaram a ser utilizados pelos clientes para a entrega dos produtos adquiridos via web”, diz nota.

Prejuízo no setor

A Associação Brasileira de Franquias Postais (Abrapost) afirma que o e-Sedex responde por 30% do faturamento das lojas e cortar isso pode ser péssimo para o mercado. A Associação defende que seria importante um reajuste, mas não o cancelamento total do serviço.

Com o fim do e-Sedex, os fretes de compras feitas em lojas online devem ficar mais caras a partir do ano que vem.

Outras opções

Com o fim desse serviço, o pequeno e médio empreendedor deixa de contar com essa modalidade de envio, mas, ainda assim, encontra alternativas no mercado que oferecem uma gama de opções de frete de acordo com o que o deseja priorizar: melhor preço ou entrega rápida.

Com informações de O Globo.