Correr pode deixar seios caídos, diz estudo britânico

Por Gazeta Admininstrator

Anna Kournikova já fez campanha pelo uso de sutiãs esportivos
Um estudo, encomendado pela fabricante de sutiãs esportivos Shock Absorber e conduzido pela Universidade de Portsmouth, da Grã-Bretanha, confirma que correr sem sutiãs apropriados para esportes pode causar danos aos seios, deixando-os caídos.
Os cientistas estudaram os movimentos feitos pelas mamas durante uma corrida e descobriram que elas balançam seguindo uma trajetória no formato do número oito.

Ao fazer esse movimento, a cada passo na corrida, os seios com tamanho médio na Grã-Bretanha (entre 200 gramas e 300 gramas, equivalente aos tamanhos de 44 a 46 no Brasil) balançam nove centímetros cada um. Seios maiores balançam mais.

"As pessoas corretamente gastam tempo e esforços para encontrar os calçados corretos para a prática desportiva. É igualmente importante vestir um sutiã esportivo correto", afirmou a responsável pela pesquisa, Joanne Scurr.

Cooper

A corrida força a frágil estrutura de suporte das mamas, especialmente a estrutura conhecida como ligamentos de Cooper.

Ao romper ou danificar esses ligamentos, a mulher corre o risco de ficar com os seios "caídos".

Os pesquisadores também descobriram que a corrida sem o suporte adequado provoca dor e desconforto temporários.

O uso de sutiãs esportivos reduz o esforço exigido dos ligamentos de Cooper.

A pesquisa foi encomendada pela fabricante de sutiãs esportivos Shock Absorber.

De acordo com os cientistas, um sutiã comum reduz o balanço durante a corrida em 38%, enquanto o sutiã esportivo da marca levou a uma redução de 78%.