Corte federal mantém o bloqueio sobre o plano de imigração de Obama

Por Gazeta News

Casa-Branca-2

Um tribunal de apelações federal ficou ao lado dos 26 estados que contestam o plano do governo de Barack Obama para impedir as deportações de milhões de imigrantes indocumentados.

O governo federal apelou de uma decisão de fevereiro do juiz distrital do Texas, Andrew Hanen, que temporariamente bloqueou o prosseguimento do plano do governo, anunciado em novembro, para permitir que milhões de imigrantes sem documentos sejam livrados da deportação e possivelmente pedir permissão de trabalho.

O juiz Hanen, de Brownsville, no Texas, decidiu a favor de autoridades de 26 Estados em sua maioria sob controle do Partido Republicano, determinando que Obama havia extrapolado suas funções ao implementar unilateralmente um programa que permitiria que quase 5 milhões de pessoas ilegalmente residindo no país tentassem evitar a deportação e também pudessem conseguir licenças para trabalhar, entre outros benefícios.

Pelo plano do presidente, seriam beneficiados os imigrantes que atendessem a alguns critérios, entre eles não representar uma ameaça e ter um filho que é cidadão americano ou residente permanente legalizado.

Um painel de três juízes do 5º Circuito de Apelações de New Orleans rejeitou o pedido do governo federal para começar a implementar o plano enquanto prosseguia a disputa judicial.

A Casa Branca criticou a decisão, dizendo que a maioria dos dois juízes não representaram propriamente os fatos e a lei. “As ordens executivas do presidente Obama são totalmente consistentes com as leis dos Estados Unidos”, disse a porta-voz da Casa Branca, Brandi Hoffine

O governo Obama pode recorrer da decisão no próprio tribunal de Nova Orleans ou na Suprema Corte.