Corte no orçamento escolar pode chegar a $491 milhões

Por Gazeta Admininstrator

O impacto do corte no orçamento estadual deverá atimgir, em cheio, as salas de aula. A informação foi passada aos representantes dos distritos escolares, na semana passada. Os legisladores estaduais estão propondo um corte de $491 milhões nos gastos escolares. É o maior corte de orçamento feito, de uma só vez, proposto durante uma sessão especial que durou doze dias.

Os cortes custarão ao condado de Orange $23,7 milhões a menos para as escolas, além dos $70 milhões que já foram cortados em 2008. Seminole poderá perder $8,7 mi-lhões, Volusia $8,5 milhões, Osceloa $6,9 milhões e Lake County $5,3 milhões.

Os legisladores estão propondo cortes totais de $900 milhões, principalmente para saúde e educação, o que significa quase o dobro do proposto pelo governador Charlie Crist. O governador pediu aos legisladores que utilizem mais de $1 bi-lhão das reservas do orçamento.

- O que nós deveríamos fazer, é sentar e admirar o dinheiro guardado? Ele está aí por uma razão; e a razão é utilizá-lo quando estivermos em tempos difíceis. E esse tempo chegou – disse Crist.

A Câmara e o Senado estão planejando utilizar algumas reservas, assim como um fundo custeado por um acordo feito com a indústria de cigarros, além de “trust funds” – que são reservas dedicadas ao pagamento de programas, tais como, o de habitações populares.

- Está tudo na mesa – diz o titular da pasta de educação da Câmara, David Rivera, republicano de Miami.

A expectativa, no entanto, é de que os cortes de orçamento sejam ainda maiores, uma vez que a arrecadação foi $100 mi-lhões menor, somente no último mês.
O senador estadual Don Gaetz, repu-blicano de Niceville, demonstra preocupação com a situação orçamentária. “Você só pode transferir fundos uma vez. Você só pode gastar as reservas uma única vez”, alerta.

Para auxiliar os 67 distritos estaduais a lidarem com cortes adicionais, da pré-escola à 12ª série, os legisladores planejam ampliar a flexibilidade na forma com que o dinheiro é gasto. O dinheiro para a aquisição de livros escolares, por exemplo, poderia ser gasto no pagamento dos professores.

- É errado afinar a sopa das crianças na cafeteria e enviar os professores para casa para manter os $100 milhões dos livros escolares em algum fundo de reserva – diz Gaetz.

Agentes escolares afirmam que poderiam absorver os cortes adicionais, tais como o proposto pelo governador Crist de redução de 4% nos gastos com a pré-escola. Eles dizem, no entanto, que o ano escolar já é uma história diferente.

Este ano, o distrito escolar de Orange County tomou uma série de medidas drásticas, incluindo a mudança de horários na middle e high schools e a eliminação de mais de 600 posições de professores.

- Esse ano foi doloroso, mas conseguimos levar. No ano que vem será tudo novo, e doloroso também, com novos cortes – diz o lobista do distrito escolar Scott Howart.

Agentes do distrito escolar do condado Seminole disseram que os novos cortes propostos não são tão grandes quanto previsto anteriormente.