A barreira da língua não deve mais impedir que brasileiros façam cursos superiores. A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), consideradas entre as melhores do Brasil, fizeram uma parceria com a plataforma educacional Coursera. O objetivo é fornecer, pela primeira vez na América Latina, os primeiros cursos on-line falados em português para o site.
As aulas oferecidas serão voltadas a assuntos de grande demanda, como empreendedorismo e finanças, e estarão disponíveis no início de 2015.
Os brasileiros já são o quinto maior público do site, ficando atrás em número de usuários apenas dos Estados Unidos, Índia, China e Reino Unido.
Legendas em português
Além da parceria com a USP e a Unicamp, o Coursera também está estreitando seu relacionamento com a Fundação Lemann, que deve intensificar esforços para legendar os cursos ministrados por estrangeiros que já estão disponíveis no site. Há um total de 28 cursos já legendados. A Fundação Lemann, que já lidera a tarefa de traduzir o áudio dos cursos, contará com voluntários da Comunidade Global de Tradutores do Coursera para triplicar o número de aulas disponíveis com legendas em português.Sobre o Coursera
Fundada por dois cientistas da computação de Stanford, Daphne Koller e Andrew Ng, o Coursera possibilita que milhões de pessoas em todo o mundo participem de cursos proferidos por professores de Stanford e de outras universidades de elite. Até o ano passado, o site contava com 2,4 milhões de alunos e 214 cursos de 33 universidades, incluindo 8 internacionais.