Cresce número de casamentos e cai o de divórcios

Por Gazeta News

O número de pessoas se casando tem aumentado a cada ano no Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013, foram realizados sete casamentos para cada mil pessoas, ante seis enlaces para cada mil habitants em 2000.

Em números absolutos foram 1.052.477 matrimônios em 2013 – mais de onze mil novos casais com relação ao ano anterior. O mercado tem movimentado mais de R$15 bilhões por ano. Cerca de 48,2% dos enlaces aconteceram nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A região Norte respondeu por apenas 7,2% do número de casamentos do ano.

Enquanto as mulheres sobem ao altar, em média, com 27 anos, na maior parte dos casos, o homem é mais velho que a mulher. Mas de cada quatro casamentos realizados em 2013, em pelo menos um a mulher é mais velha que o marido. Os gastos médios das festas de casamento dos brasileiros são de R$40 mil em uma recepção para até 120 convidados, segundo cálculo da empresa Quem Casa Quer Site.

Já o número de divórcios diminuiu em relação ao ano anterior. Em 2013, 324.921 casais se divorciaram em primeira instância - 16 mil a menos do que no ano anterior, segundo dados do IBGE. Em média, os divórcios no Brasil acontecem quando os homens têm 42 anos e as mulheres, 39 anos. Roraima, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul apresentaram as maiores taxas de divórcios em 2013.

Casamento gay Em 2013, de acordo com o IBGE, foram realizados 3,7 mil casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Destes, 80% aconteceram em terras paulistas. No Acre, foi apenas um casamento.