Cresce número de mulheres em cargo de chefia de polícia no sul da Flórida

Por Gazeta News

Halandale Police Chief Sonia Quiñones
[caption id="attachment_159718" align="alignleft" width="250"] Hallandale Police Chief Sonia Quiñones. Foto: cortesia Hallandale Police.[/caption]

Uma das mais recentes a conquistar o cargo de chefe de polícia, Sonia Quiñones, venceu mais de 60 candidatos para liderar a polícia de Hallandale Beach, inteirando a 5ª mulher no sul da Flórida à frente de alguma delegacia.

O sul da Flórida aumentou o número chefes femininas nos últimos 18 meses e reflete uma tendência nacional. Somente em 2017, metade dos relatórios mostra pelo menos 18 novas mulheres policiais no posto em todo o país - em cidades como Dallas, Oakland e Honolulu e em comunidades rurais menores. Para alguns, a mudança é como uma "nova norma" dentro do policiamento - onde apenas 13% da força de trabalho é feminina.

"Ainda é uma profissão dominada pelos homens, mas acho que as mulheres fizeram grandes progressos e nas últimas décadas vem crescendo o número de mulheres dentro dos departamentos", disse Chuck Wexler, diretor executivo da Police Executive Research Fórum, um grupo de reflexão policial baseado em Washington DC.

Normalmente, os agentes da lei têm entre 15 e 20 anos para subir de cargo até o chegar a chefe da polícia, segundo Wexler. Mesmo com a ascensão recente das mulheres policiais, menos de 2% delas chegam ao topo das posições de bronze, dizem os especialistas.

Quiñones, 47 anos, ficou surpresa por ter ganhado de homens e rebateu a fala de alguns homens com os quais concorreu que disseram que “Há alguns papéis para os homens e há papéis para as mulheres”. Quiñones rebateu a crítica com a frase: "Espero que suas filhas cresçam pensando e sentindo que um dia podem ser presidente dos Estados Unidos, que elas podem ser uma chefe da polícia, podem ser quem quiserem ser ", disse.

No sul da Flórida, outras mulheres que lideram seus departamentos de polícia são: Constance Stanley em Lauderhill, Sarah Mooney em West Palm Beach, Delma Noel-Pratt em Miami Gardens e Jeanette Said-Rider em Medley, uma pequena cidade a oeste de Hialeah. Existem dois chefes de polícia feminino no sul da Flórida: Kelly Harris em Boynton Beach e Ronnie Hufnagel em El Portal, no condado de Miami-Dade.

De acordo com a Associação dos Chefes de Polícia da Flórida, existem atualmente 16 mulheres que encabeçam departamentos policiais - dos quais há mais de 300 - em todo o estado, incluindo as cinco chefes da polícia local.

Com informações do Sun Sentinel.