Crescimento e Atitude Profissional - Negócios & Empresas

Por BBG

professional-image-and-professional-presence

Andrea Faria*

O crescimento profissional está intimamente ligado à atitude pessoal de busca de novos conhecimentos e desenvolvimento de habilidades de forma a permitir uma adequação contínua das práticas aos desafios profissionais.

Já é de conhecimento geral que num mundo globalizado, com o consequente aumento da competitividade no mercado de trabalho, o profissional que não buscar continuamente o desenvolvimento profissional, em pouco tempo encontrar-se-á à margem do mercado de trabalho ou se verá  obrigado a sujeitar-se às tarefas meramente operacionais. É necessário que os profissionais da atualidade estejam conscientes de que a cada seis meses, novos profissionais são lançados no mercado, cheios de energia e informações que podem ser muito bem aproveitadas pelas instituições,  pois além de ingressarem no mercado de trabalho atualizados nas tendências e técnicas profissionais,  as universidades incentivam os alunos a buscarem aprendizados que possam contribuir para o seu crescimento pessoal e profissional, especialmente através da leitura.

Muito se discute sobre planos de carreira nas empresas e a necessidade de se criar um ambiente de incentivo e reconhecimento por parte da empresa aos seus funcionários, mas pouco se aborda a parcela de contribuição do profissional neste processo de crescimento.  Até onde a postura e atitude do funcionário são fatores impactantes em seu desenvolvimento dentro das instituições? Cabe a instituição criar os meios e ao funcionário utilizá-los para atingir aos seus fins pela competência e eficiência profissional. Renato Grinberg, em um artigo da revista “Exame.com”, relata sete características que identifica como inerentes aos profissionais de sucesso, que merecem nossa atenção (fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/uma-estrategia-para-vencer-na-carreira?page=1). São elas: 1. Ter consciência de suas fortalezas e de suas fraquezas, ou seja, desenvolver apurado autoconhecimento. A percepção que temos de nós mesmos pode ser distorcida, por isso, é necessário frieza e fazer uma autoanálise rigorosa e realmente honesta sobre nossas competências.

2. Ter dedicação extrema, incansável e eficiente. Muita gente se engana contando a dedicação apenas por horas, e não por eficiência. O tempo investido em um projeto deve ser maximizado para obter resultados, independentemente da quantidade de horas gastas.

3.  Ser criativo para transpor os obstáculos que aparecem pelo caminho. O que distingue o profissional criativo dos outros é sua atitude em relação aos problemas. O criativo direciona sua energia para a solução. Não fica paralisado, lamentando o problema. 4.  Ter foco ao definir os objetivos e não confundi-los com sonhos, pois objetivos devem ser coerentes com suas habilidades e limitações. Ao contrário dos sonhos, objetivos são tangíveis, pertencem à realidade e têm características muito claras: são específicos, são mensuráveis, são planejados, são flexíveis e têm prazo para serem atingidos.

5. Ter a capacidade de identificar oportunidades menores e não deixar as grandes chances passarem por medo de fracassar. Para saber se uma situação pode impulsionar sua carreira ou seus negócios, verifique se a situação leva você para mais perto de seu objetivo.

6. Desenvolver e manter uma rede de contatos. Se você quiser ficar bem no mundo corporativo, precisará estar rodeado de aliados. Conhecer pessoas-chave é a meta final, o alvo do networking.

7.   Saber se posicionar. A maneira como você se apresenta e se posiciona vai comunicar se você é um vencedor ou um perdedor. Assim como um produto, um profissional precisa ter um posicionamento claro e alinhado com suas fortalezas. Quem tenta ser tudo demonstra um posicionamento confuso.

A atitude pessoal e profissional podem definir sua trajetória  desde o início de sua carreira. A mudança começa em si mesmo; estude, trabalhe, dedique-se ao seu crescimento;  a recompensa certamente estará logo a frente.

Coluna do BBG - Brazilian Business Group *Andrea Faria é presidente do BBG.