Crescimento - Linha Direta

Por Cleida Cruz

Welcome to Florida

Mais da metade dos pequenos empresários na Flórida se dizem otimistas sobre o crescimento dos negócios, de acordo o Indicador de Pequenas Empresas da American Express. Mas, enquanto 82% dizem que planejam seu crescimento, somente 30% têm planos de contratação de empregados. Os empresários da Flórida parecem diferentes dos da maioria no resto do país, que adotaram a ideia do “esperar para ver” antes de pensar em crescer, segundo o indicador. Foram ouvidos mais de 800 empresários com menos de 100 funcionários.

Dado assustador As companhias aéreas da América Latina são as menos seguras do mundo. É o que publicou o “Wall Street Journal”, citando um relatório preliminar sobre segurança aérea. De acordo com este documento, no ano passado foram registrados 15 acidentes de aviação, três a mais que em 2010 e cinco acima dos de 2009. Além disso, a taxa de acidentes já é o dobro da taxa média global e quatro vezes maior que a dos Estados Unidos. O relatório diz ainda que, em 2011, um em cada 250 mil voos comerciais no Caribe e na América do Sul e Central esteve envolvido num acidente grave, ou seja, 20% acima do ano anterior.

Em massa Demissões em massa andaram caindo bastante na Flórida. Foram 57 casos em setembro para 69 no mesmo mês do ano passado. Já em nível nacional, foram 1.316 empresas demitindo em massa e envolvendo 122.462 pessoas, sendo 29% na área industrial. Comparado a um ano atrás, demissões em massa caíram dos então 1.447. Exonerações de 50 ou mais trabalhadores por uma única empresa é o que constitui demissão em massa.

Para jovens Programas de treinamento de carreira para jovens que estão fora da escola e desempregados estão disponíveis em Broward. Planejamento de carreira, empreendedorismo, conhecimentos financeiros e colocação de trabalho estão entre os temas desenvolvidos para jovens entre 16 e 21 anos de idade. Quem qualificar tem até transporte gratuito. O curso é oferecido pela agência de empregos Worforce One, com colaboração da RES Business Education and Training Corp., The Urban League, e Mount Olive Development Corp. Mais informações podem ser obtidas no site www.wf1broward.com.

Prospectando a Flórida A vinda de um grupo de 11 agentes de viagens do Rio Grande do Sul para a Flórida, esse mês, marcou o início de novas parcerias para desenvolver ainda mais o movimento de brasileiros visitando o estado do sol. A viagem foi organizada através de uma parceria liderada pela operadora hoteleira EuroPlus, com a Sunshine Travel (de Fort Lauderdale), a operadora de viagens SkyTeam e a TAM. O principal objetivo foi apresentar ao grupo os hotéis da região. Tanto os agentes como a própria Sunshine usam o sistema da Europlus para reservar quartos de hotéis para seus clientes por aqui. Eles visitaram as cidades de Miami, Fort Lauderdale e Orlando.

Prospectando a Flórida II A iniciativa visa facilitar a venda dos serviços de cada parte envolvida, explica a presidente da Sunshine Travel, Renata Stine. Enquanto as passagens aéreas dos agentes foram dadas pela TAM, a Sunshine foi responsável por todo apoio local, assim que o grupo desembarcou do aeroporto. A empresa fez o transporte e mostrou aos agentes como é feito o atendimento ao cliente uma vez que esse põe os pés na Flórida. Isso ajuda as agências na hora de vender os pacotes, salienta Renata.

Compras online A Fedex está fazendo previsões otimistas para este ano no que se refere a entregas de produtos comprados online e de última hora. A estimativa é de um crescimento de 13% - no ano passado ficou em 10% - e a empresa planeja contratar 20 mil novos funcionários temporários para o período de final do ano, mesma quantidade de 2011. Mais de 280 milhões de embarques são esperados durante a estação do Thanksgiving e o Natal.