Crescimento do PIB deixa governo brasileiro otimista

Por Gazeta News

Brazil's Finance Minister Guido Mantega addresses a meeting at the G20 Finance Ministers summit

A economia brasileira cresceu 1,5% no segundo trimestre deste ano, na comparação com os três meses anteriores, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no dia 30. A taxa é superior à observada em países como os Estados Unidos (0,6%), Reino Unido (0,6%), Alemanha (0,7%) e França (0,5%).

É o melhor resultado desde o primeiro trimestre de 2010, quando a alta foi de 2%. No primeiro trimestre de 2013, a alta foi de 0,6%. Para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o pior da crise internacional já passou e o “fundo do poço foi superado”. “Estamos numa trajetória de recuperação do crescimento que vai persistir nos próximos anos”, acrescentou.

Mantega destacou que a economia brasileira está crescendo, apesar do cenário internacional adverso. O ministro ressaltou, contudo, que o consumo das famílias teve um crescimento moderado e menor em termos históricos, com relação à performance de outros períodos, mas estimou recuperação. As informações são do “G1”.