Criação de novo imposto é defendida por secretário de Comércio dos EUA

Por Gazeta News

Wilbur Ross Foto Forbes
[caption id="attachment_138759" align="alignleft" width="300"] Secretário de Trump, Ross defende criação de novo imposto. Foto: Forbes[/caption]

Wilbur Ross, secretário de Comércio dos EUA, defendeu a criação de um possível imposto na fronteira, que, segundo ele, seria um “poderoso mecanismo” para ajudar a equilibrar o orçamento do país. Ele defendeu a proposta durante entrevista a emissora CNBC, divulgada nesta sexta-feira, 3.

Ross comparou o possível novo tributo ao Imposto sobre o Valor Agregado (IVA). De acordo com ele, é "injusto" os EUA estarem entre os poucos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que não possuem IVA.

O secretário reconhece, entretanto, que como a medida afetaria o comércio, o imposto “seria visto até certo ponto pelos estrangeiros como um fardo adicional”. A indústria petrolífera e outros setores acompanham o debate sobre o imposto com interesse, em busca de possíveis benefícios e desvantagens.

Ross, porém, garante que os Estados Unidos precisam ser agressivos no comércio porque medidas do passado causaram “grande perda de empregos na manufatura”.

Com informações da Rede CNBC e Dow Jones Newswires.