Crime aumentou em Broward no começo de 2011

Por Gazeta News

Embora a incidência de crimes tenha caído em todo o Estado e em municípios vizinhos, o condado de Broward sofreu um aumento durante os primeiros seis meses deste ano, de acordo com estatísticas publicadas no dia 21.

Broward viu um aumento de 2% na criminalidade no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período em 2010, de acordo com os números semianuais divulgados pelo Departamento Legal da Flórida.

Embora razões para o aumento variem, as autoridades dizem que a economia é um fator contribuinte. Muitos crimes contra a propriedade, como roubos, subiram tanto quanto 8% em Broward. “É encorajador ver que o crime está em declínio em todo o estado, mesmo que haja um pequeno aumento em crimes contra propriedades em Broward”, disse o Xerife Al Lamberti.

Para responder às tendências do aumento de crimes, policiais do sul da Flórida têm realizado mais eventos de repressão destinados a parar com o roubo a joias, arrombamento de casas e veículos.

“Em tempos econômicos difíceis, as pessoas fazem coisas desesperadas”, disse o detetive Travis Mandell, um porta-voz da polícia de Fort Lauderdale. “É por isso que promovemos esse tipo de operações”.

Ainda assim, alguns crimes violentos caíram: a maior queda em Broward foi de assassinatos, que caiu 22%, seguido por lesão corporal grave, 8%.

No condado de Palm Beach, os números semianuais continuaram a cair, com o total de crimes apresentando queda de 3% em relação ao mesmo período do ano passado. Foi uma queda de 14% quando comparado com o mesmo período em 2009.

Palm Beach County espelhou as figuras estaduais, que também tiveram queda de criminalidade em todas as categorias, exceto estupro.

Enquanto isso, as estatísticas de estupro cresceram no sul da Flórida e em todo o Estado. Houve um aumento de 15% em agressão sexual em Broward, cerca de 5% em Palm Beach, e 1% em todo o estado.

A economia “não é a causa, mas certamente contribui. Ela coloca mais pressão sobre as famílias”, disse Mary Riedel, presidente e CEO do Women and Distress of Broward County, um abrigo e grupo de apoio em defesa de mulheres.

Riedel afirmou que os abusos podem ser físicos, emocionais e verbais, mas também são frequentemente sexuais, “porque é uma maneira para que um abusador controle alguém”.

Essa é a primeira vez em quatro anos que há aumento na criminalidade em Broward. Em Palm Beach, a maior queda nos crimes violentos foi nos assaltos, com queda de quase 19%, seguido de assassinato, até cerca de 18%.