“Crise de opioides é uma emergência de saúde pública nos EUA”, diz Trump

Por Gazeta News

Donald Trump Foto REUTERS Kevin Lamarque
[caption id="attachment_155876" align="alignleft" width="300"] Trump em discurso sobre a crise de opioides. Foto: Reuters/Kevin Lamarque[/caption]

O presidente Donald Trump declarou a crise de opioides uma emergência de saúde pública na última quinta-feira, 26. Apesar da declaração, Trump não chegou a fazer uma declaração de emergência nacional como havia prometido meses atrás e não liberou mais verbas federais.

"Esta epidemia é uma emergência de saúde nacional", disse Trump na Casa Branca. "Ninguém nunca viu nada como o que está acontecendo agora. Como americanos, nós não podemos permitir que isto continue".

A declaração de Trump confirma um redirecionamento de verbas federais e mudanças em regulamentos para combater o abuso de opióides, mas não necessariamente aumenta a verba para os estados, disseram autoridades seniores do governo.

Alguns críticos, incluindo parlamentares democratas, disseram que a declaração foi sem sentido por não garantir que o governo irá liberar fundos adicionais. “Mas isto não significa que haverá mais dinheiro para combate à crise”, afirmaram.

Uso abusivo de opioides mata duas pessoas por dia em Broward

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), foram registradas mais de 33 mil mortes em 2015 relacionadas ao uso de opióides e mais de 100 norte-americanos morrem diariamente por overdoses relacionadas. Ainda segundo o CDC, o número de mortes continua crescendo.

Opioides, principalmente analgésicos prescritos, heroína e fentanil estão impulsionando as overdoses por drogas e é uma crise verdadeira que os EUA enfrentam diariamente.

Por isso, o anúncio desapontou alguns defensores e especialistas em combate a vícios, que disseram ter sido inadequado para o combate a um problema sem garantir realmente mais verba para a crise de mortes por overdose do tipo que vive o país.

Flórida

De julho de 2010 a junho de 2011, ocorreram 45 mortes relacionadas ao uso de heroína em todo o estado, de acordo com o Florida Medical Examiners Comission. Esse número sofreu um salto para 77 mortes entre julho de 2011 e junho de 2012. Houve também um aumento no número de prisões relacionadas à droga: nos primeiros três meses de 2013, foram 948, de acordo com o Florida Department of Law Enforcement, contra 772 casos no mesmo período em 2012.

Há um aumento também no número de pessoas procurando ajuda. Em 2012, houve um aumento de 87% no número de pessoas buscando tratamento para o vício em heroína em centros do condado de Broward, indo de 169 casos para 316. Em Miami-Dade, os números foram de 227 pessoas pedindo ajuda para 308 na primeira metade de 2012.