Crise dos refugiados

Por Daniel Galvão

papa francisco

Apesar da aparente calmaria, a crise de refugiados mundo afora segue preocupando autoridades europeias e americanas. Mais uma vez, esta semana, o Papa Francisco pediu que os países revejam suas leis de imigração para acolher refugiados e ajudá-los a se integrar na sociedade e se tornar moradores legais.

O apelo do líder católico acontece em um momento no qual várias nações europeias querem fechar suas fronteiras a imigrantes e refugiados. A imigração, aliás, se tornou um tema de destaque na campanha presidencial dos Estados Unidos.

Mistério no ar A suspeita de que um ato terrorista tenha derrubado o avião russo no Sinai, no dia 31 de outubro, foi descartada. Pelo menos, pelo Ministério da Aviação Civil do Egito, que anunciou que não encontrou evidências que confirmem a reivindicação do Estado Islâmico (EI).

Rússia e EUA disseram que o Airbus da Metrojet provavelmente tenha sido derrubado por uma bomba. Mas, no relatório preliminar divulgado no dia 14, as autoridades egípcias disseram não ter encontrado provas de um ato criminoso. Conta salgada Esta semana, o Sistema Firjan divulgou o resultado de um levantamento que aponta que os custos com os possíveis aumentos de impostos no estado do Rio de Janeiro podem chegar a R$ 4,4 bilhões em 2016. Em outras palavras, cada cidadão fluminense terá que pagar, em média, R$ 269 a mais em tributos por ano.

Para se tornar realidade, é preciso ainda que sejam aprovados projetos de lei relacionados à criação da Taxa de Fiscalização de Petróleo e Gás, Taxa de Fiscalização de Energia Elétrica; e aumento do Fundo Estadual de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais (FECP), do IPVA e do ITD. Seleção da Disney A Disney está indo atrás das mulheres e meninas para ampliar o público da franquia, dominada pelos homens, e garantir o retorno dos $4 bilhões  de dólares gastos para comprar “Star Wars” da Lucasfilm. A audiência feminina pode determinar se “O Despertar da Força” fará jus às projeções de bilheteria recorde, depois da estreia do filme, no dia 18. Medo do Zika É assustador, mas foram notificados até o último sábado, no Brasil, mais 2.401 casos de microcefalia em 549 municípios de 20 unidades da Federação. Desses, 134 foram confirmados como tendo relação com o vírus Zika, 102 foram descartados (não têm relação com a doença) e 2.165 estão em investigação. Os números foram divulgados pelo Ministério da Saúde.

O balanço mostra ainda que 29 óbitos por microcefalia foram notificados, desde o início do ano: um no Ceará, confirmado como tendo relação com o vírus Zika; dois casos no Rio de Janeiro, descartada a relação com o zika; e 26 estão em investigação.