Crise humanitária causada por refugiados atinge nível recorde

Por Gazeta News

crise

A crise humanitária relacionada ao fluxo de refugiados no mundo atingiu um nível sem precedentes nos últimos 10 anos, conforme anunciado pela Organização das Nações Unidos (ONU), no dia 1º.

De acordo com Antonio Guterres, do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur), desde o início do ano “mais de 700 mil pessoas fugiram de Síria, Mali, República Democrática do Congo, Sudão e Sudão do Sul”.

“Em 2011, mais de 800 mil pessoas tinham se refugiado além de suas fronteiras, ou seja, uma média de mais de dois mil refugiados por dia”, acrescentou. Os custos da ajuda que o Acnur deve fornecer a mais de 42 milhões de deslocados aumentam fortemente, com crises prolongadas na Somália e no Afeganistão, por exemplo, indicou o Alto Comissariado.

“Estamos em um período em que pede-se sempre mais de nós, enquanto os meios a nossa disposição estão estancados”, indicou aos 87 governos membros do comitê executivo, entre eles o da Suíça. “Nossas operações na África, em particular, sofrem com um baixo nível de financiamento”, disse. O Acnur deve apresentar em breve aos Estados um orçamento revisado de $3,92 bilhões de dólares para 2013.

Prêmio No dia 1º, a somali Hawa Aden Mohamed recebeu em Genebra o prêmio Nansen. Atribuído todo ano, este prêmio é oferecido conjuntamente por Suíça e Noruega. Mohamed foi recompensada por seu compromisso em favor das mulheres refugiadas ou deslocadas na Somália.

Hawa Aden Mohamed é a fundadora e diretora do Centro de Educação para a Paz e o Desenvolvimento de Galkayo, cidade do Estado de Puntland situada no nordeste da Somália. O prêmio atribuído é de $100 mil dólares. As informações são do “Terra”.