Cuba cumpre acordo com EUA e começa a libertar presos

Por Gazeta News

castro

O governo de Cuba libertou alguns dos 53 prisioneiros políticos que havia se comprometido a soltar como parte do acordo que permitiu a entrega de três espiões cubanos que estavam presos nos Estados Unidos. A informação foi confirmada, no dia 6, pelo Departamento de Estado, que não divulgou o número nem o nome dos libertados até o momento.

O senador republicano Marco Rubio, de origem cubana e um dos mais críticos à política de normalização de relações com Cuba anunciada por Obama em dezembro, no mesmo dia havia solicitado ao presidente americano que cancelasse as conversas bilaterais previstas para este mês em Havana até que Cuba cumprisse o compromisso de libertar os 53 prisioneiros e acabar com a “repressão” aos dissidentes.

A viagem a Cuba de funcionários americanos no final de janeiro será a primeira missão de alto nível à ilha, e será liderada pela secretária de Estado adjunta para a América Latina, Roberta Jacobson.

A visita terá como objetivo principal manter uma nova rodada do diálogo migratório, retomada em 2013 entre os países, mas também serão discutidos temas de direitos humanos, segundo o departamento de Estado. Com informações da agência “Efe”.