Cuba: Único Estado socialista das Américas.

Por Gazeta Admininstrator

A República de Cuba é hoje o único Estado socialista da América, desde a Revolução Cubana, realiazada em 1959.

Maior parte dos habitantes nativos de Cuba foi eliminada após a chegada de Cristóvão Colombo à América em 1492, principalmente durante o período em que a ilha foi colônia espanhola.

No período colonial (1492-1898), vários escravos foram trazidos da África para trabalhar nas plantações de café e açúcar.

Cuba foi colônia espanhola até 1898, quando houve a guerra entre Espanha e EUA. Até 1902, Cuba foi dependente dos EUA, após essa data passou mais 31 anos sob a tutela norte-americana. No ano de 1933, um golpe militar comandado por Fulgêncio Batista (1933-59) derrubou a ditadura de Geraldo Machado.

Fidel Castro liderou uma revolta em 1959, derrubando a ditadura de Batista, e a partir de então tomou posse do principal posto do país.

A revolução comunista cubana foi apoiada pela então União Soviética até o fim dos anos 80. O país está se recuperando lentamente de uma grave crise econômica que enfrentou nos anos 90, decorrente do fim da ajuda soviética e do embargo econômico norte-americano à ilha, vigente desde 1961.

Hoje em dia Cuba depende muito do turismo e recebe estrangeiros, principalmente europeus, durante o ano inteiro.

Nome: República de Cuba

Capital: Havana

Divisão: 14 Províncias e um município especial; Camaguey, Ciego de Avila, Cienfuegos, Cidade de Havana, Granma, Guantanamo, Holguin, Ilha da Juventude, Havana, Las Tunas, Matanzas, Pinar del Rio, Sancti Spiritus, Santiago de Cuba, Villa Clara

População: 11.382.820

Área: 110.860 km quadrados

Idioma: espanhol

Moeda: peso cubano e peso convertível

Religião: maioria católica e minorias protestante, testemunha de Jeová, judia, santeria (similar ao candomblé) e outras religiões de origem africana

Forma de governo: Estado comunista

Posição no IDH: 52º

PIB (total de riquezas produzidas): US$ 39.17 bilhões

Renda "per capita" anual: US$ 3.500

Internautas: 150 mil (2005)

Analfabetismo: 3%

População abaixo da linha da pobreza: dados não disponíveis