Cubana que chegou a Miami em uma caixa do correio ganha asilo

Por Gazeta Admininstrator

Sandra de los Santos, a cubana que chegou a Miami há mais de um ano apertada dentro de uma pequena caixa que foi enviada pelo correio como uma encomenda postal vindo das Bahamas, desfruta hoje de asilo político nos Estados Unidos.

- Ainda estou nervosa, mas me considero tocada pela felicidade - disse Sandra.

O juiz de Imigração Red Fox determinou na segunda-feira, após 15 meses de processo, que a mulher poderia ficar no país, já que corria o risco de sofrer perseguição política se fosse enviada de volta a Cuba. Essa era a única chance que a mulher tinha de permanecer nos Estados Unidos, onde os cubanos que conseguem pisar seu território são favorecidos pela chamada Lei de Ajuste Cubano, que lhes concede o asilo por um ano e um dia.

A odisséia de Sandra, ex-estudante de Direito na Universidade de Havana, começou em maio de 2004 quando abandonou Cuba rumo a Nassau, nas Bahamas. Três meses depois, em 24 de agosto, se enviou por correio a Miami, viagem durante o qual permaneceu cerca de seis horas "enrolada como um novelo" em uma pequena caixa despachada pela empresa de encomendas internacionais DHL.

"Finalmente estou aqui com firmeza, sem temores", disse ela nesta terça-feira.