Cuidados ao exercitar-se no verão - Saúde & Bem-Estar

Por Marcia Cristiane Perretto

mulheres-fazendo-esportes

As altas temperaturas no pico do verão podem representar vários perigos para aqueles que se exercitam abaixo do sol. Mais perigoso ainda é exercitar-se em condições de muito calor e alta umidade do ar. Veja como proteger-se contra estas quatro sérias condições (potencialmente fatais).

1) Desidratação A desidratação não se limita apenas aos meses de verão, embora seja provavelmente mais provável de ocorrer durante esse tempo. Muitos médicos acreditam que a maioria das pessoas está em constante estado de desidratação. O café, chá, refrigerantes e o álcool agem como diuréticos, e se tomarmos esses líquidos diariamente, e não ingerirmos pelo menos uma quantidade igual de água, teremos uma grande chance de nos desidratar. Se a pessoa é fisicamente ativa, o potencial para a desidratação é ainda maior. Trabalhar em climas quentes e úmidos promove a transpiração, o que pode causar desidratação. A transpiração é um processo importante, porque resfria o corpo, mas quando transpiramos muito, ficamos desidratados se não repomos o volume e os eletrólitos perdidos através do suor. Se você já está levemente desidratado, a sudorese só piora a situação. É importante manter uma ingestão adequada de líquidos o tempo todo. Uma vez que você começar a sentir sede, já é tarde demais, pois o corpo humano pode passar várias horas já em um estado crítico de fluídos sem sequer sabermos. Através do monitoramento da cor de sua urina, você pode saber se está hidratado. A urina deve ser amarelo pálido ou até mesmo bem clara. Se não for, você precisa beber mais líquidos.

2) Câimbras musculares causadas pelo calor As câimbras causadas pelo calor são muito dolorosas e raramente melhoram só com uma massagem rápida ou com o apoio da perna no chão. Elas ocorrem porque você perdeu minerais através da transpiração e desidratação. Uma vez que você chegou ao ponto desse tipo de câimbras, é tarde demais para tentar repor o líquido e os eletrólitos perdidos. Para fazer com que essas câimbras desapareçam, você deve interromper a atividade fisica e injerir líquidos imediatamente. Os fluídos ingeridos devem incluir bebidas desportivas e água. Massagear os músculos envolvidos auxilia na diminuição da dor, e o resfriamento do corpo com toalhas molhadas ajuda na diminuição da temperatura corporal, diminuindo o metabolismo e a perda de mais fluído através do suor.

3) Exaustão pelo calor A exaustão pelo calor é uma condição muito perigosa que pode levar a complicações muito sérias. Os sintomas da exaustão pelo calor são: tonturas, arrepios (principalmente no corpo e nos braços), enjôos, dores de cabeça de moderadas a severas, diminuição na coordenação dos movimentos do corpo, perda da força muscular principalmente nas pernas, câimbras, e o aumento significativo da frequência cardíaca. Se você sentir um ou mais desses sintomas, você deve: parar de exercitar-se, ingerir água e bebidas desportivas, sair do sol, vestir roupas folgadas e secas, deitar-se com as pernas elevadas acima do nível do coração e buscar assistência médica.

4) Insolação A insolação pode ser fatal. Infelizmente, muitas pessoas, por vezes, ignoram os sintomas de exaustão pelo calor e continuam a forçar-se até ao ponto de um colapso de termorregulatório total. Os sintomas de insolação são muito semelhantes aos de exaustão pelo calor, mas rapidamente progressam para: desorientação, fraqueza nas pernas, comportamentos estranhos, pulso rápido, cessação da sudorese e pele quente e seca, temperatura corporal que pode chegar a 104 graus Fahrenheit (40 graus Celcius) ou mais, ausência de consciência, convulsões e o coma. O exercício físico é importante, mas não deixe que o calor ponha sua saúde em risco. Tomando as precauções acima, você pode continuar a exercitar-se no pico do verão sem afetar sua saúde.