Cuidados com as malas na hora de viajar de avião - Champagne com Carmem

Por Carmem Gusmao

Mala

Com base em experiência pessoal e conversas com amigos, resolvi escrever sobre um assunto superimportante, que é o cuidado com as malas na hora de viajar de avião.

Tenha sempre uma bagagem de mão. Por mais incoveniente que seja carregar uma malinha até a hora do embarque, vale a pena para evitar aborrecimentos futuros. Tenha todos os seus pertences de valor, como joias, bolsas caras e sempre uma roupa extra para o caso de você chegar no seu destino e descobrir que sua mala foi extraviada. Nada mais chato que sair correndo pra comprar uma roupa até que a mesma seja devolvida. Se estiver indo para um evento, um casamento próximo, então, o aborrecimento é maior e para evitar, coloque a roupa, sapatos e tudo que irá usar no dia nessa malinha de mão.

Antes de viajar, fotografe os artigos que estão na mala. Fotografe você com suas malas na hora do embarque.Vi uma matéria recente sobre um casal brasileiro que estava indo para Portugal e foi retirado do avião sob a acusaçao de estarem levando drogas na bagagem.Posteriormente, foi provado que um grupo que age dentro do aeroporto havia trocado as etiquetas de bagagem. Um aborrecimento sem tamanho. Por isso, produza provas a seu favor. Identifique suas malas com etiquetas.No caso de serem extraviadas, facilita para a companhia aérea fazer o contato.

Se levar mala para um conhecido; mesmo que seja seu irmão, abra e tome conhecimento do conteúdo, antes de fazer o check-in, para evitar transtornos.

Coloque uma fita colorida na alça da mala para facilitar a identificaçao na esteira e, ao retirar, confira a etiqueta de bagagem. Muitas malas são idênticas e nada pior que chegar no destino e descobrir que pegou a mala errada.

Li, recentemente, um artigo sobre roubo de pertences nos grandes aeroportos. Depois que a bagagem é despachada, existe um longo caminho até o avião e é, nesse momento, que a quadrilha infiltrada age, retirando pequenas coisas de cada mala da qual tem acesso.

Se carregar coisas frágeis, embale muito bem, pois até chegar no avião, sua mala será sacolejada e jogada sem piedade.

Nunca coloque embalagens de shampoo, perfumes, desodorantes ou tintas para cabelo direto na mala. Coloque em um saco plástico muito bem fechado. Durante a viagem, devido a pressão, podem estourar e danificar todas as suas roupas.

Por último, pese a mala em casa para certificar que a mesma está dentro do limite de peso de sua companhia aérea. Nada mais desagradável do que estar numa fila imensa de check-in e a pessoa na frente, com a mala aberta no chão, retirando excessos.

Como sou artista e viajo muito para fazer exposições, envio as obras bem antes e, se for preciso levar alguma obra, retiro do chassis e levo em um tubo junto comigo. Já tive a péssima experiência de ter uma obra gigante desaparecida num voo e perder todo o dinheiro investido numa feira de arte, sem contar no constrangimento de explicar ao curador que a obra sumiu. Nesse caso, como sou bem criativa, falei que minha obra era uma parede vazia para mostrar a ausência da arte em muitas “artes”que existem por aí.

Lembre-se, a viagem inesquecível começa no momento de fazer as malas! Boa viagem, gente linda! Beijos e much love!