Cuide de Sua Segurança no Facebook

Por Gazeta News

Já não é novidade que o Facebook tenha se tornado um fenômeno da comunicação. Mas algo que nunca é demais reforçar é a forma que o site de mídia social deve ser usado. A segurança e privacidade são duas questões principais que tanto pais se preocupam em relação aos filhos, como um empregado em relação ao patrão.

Em abril desse ano, o Facebook anunciou uma série de novas ferramentas que garantem a segurança do usuário dentro do site. Dentre as várias novidades estão o Facebook Safety Center, um guia para se educar na rede social. De acordo com a equipe de segurança que apresentou as novidades em Palo Alto, na Califórnia, o objetivo é fortalecer o laço e a confiança do usuário com a experiência social online.

As novidades dizem respeito à segurança do usuário dentro Facebook, de como denunciar irregularidades ou como se conectar com segurança ao site, quando acesso é feito pelo smartphone, por exemplo.

No entanto, pouco foi feito para garantir a segurança dos dados do usuário, disponíveis não apenas no perfil, mas também na atualização do status, na postagem de fotos e de links e na interação com seus amigos, entre outros. Outros meios de comunicação, no entanto, como o “The Huffington Post”, têm dado dicas constantemente de como se precaver.

1. Quem vê os seus dados pessoais (Conta/Configurações de Privacidade/Conexões no Facebook)

O Facebook exige que algumas informações como nome completo, foto do perfil - mesmo que você não tenha uma -, gênero e suas redes sejam visíveis a todos os usuários. Porém, existem outras que você pode decidir se quer compartilhar com algumas pessoas e com outras não. Para mudar suas opções, basta entrar em “Conta” (no topo e a direita da página), depois em “Configurações de Privacidade” e ir no primeiro tópico da nova página: “Conexões no Facebook - Controle informações básicas que seus amigos usarão para encontrá-lo no Facebook”.

2. Quem vê o que você compartilha (Conta/Configurações de Privacidade/Personalizado)

Desde o ano passado, segundo o “The Huffington Post”, o Facebook tornou menos compilcado o seu painel de controle das configurações, mas ainda apresenta questões formuladas de uma forma bastante estranha. Para descobrir o que você compartilha ou não, entre na opção “Personalizado” e ajuste suas configurações manualmente.

3. Quem vê as fotos nas quais você aparece (Conta/Configurações de Privacidade/Personalizado/ Itens que outros compartilham/Fotos e vídeos nos quais você foi marcado)

Se você está cansado de ser notificado cada vez que aquele amigo que passa o dia inteiro online marca você em uma foto ou em um vídeo, saiba que você tem o poder de mudar isso. Para tanto, basta, no meu painel de “Personalizado”, “Itens que outros compartilham” - na segunda etapa do menu - editar as configurações de “Fotos e vídeos nos quais você foi marcado”.

4. Saiba se seus amigos podem encontrá-lo no Places (Conta/Configurações de Privacidade/Personalizado/ Itens que outros compartilham/ Amigos podem me colocar em Locais)

O Facebook permite, através de um recurso chamado Locais, que você saiba onde seus amigos estão e compartilhe o seu local no mundo real. Quando você usa os Locais, você pode ver se algum de seus amigos está em algum lugar próximo e se conectar a eles facilmente. Mas se você não quer que alguém saiba onde você está no sábado à noite, é só configurar.

5. O que os aplicativos podem acessar (Conta/Configurações de Privacidade/Aplicativos, jogos e sites/Aplicativos que você usa Conta/Configurações de Privacidade/Aplicativos, jogos e sites/ Atividade em jogos e aplicativos)

Você disponibiliza seus dados apenas para a sua família e amigos, mas é bom lembrar que um terço dos aplicativos, como TweeetDeck ou o Instagram, pedem acesso as suas informações do Facebook. Para ajustar a “intimidade” que os aplicativos podem ter com a sua vida, basta entrar em “Aplicativos, jogos e sites”, dentro do menu de “Configurações de Privacidade”, abaixo do painel cinza e azul do “Compartilhando no Facebook” e editar suas configurações na primeira opção que aparece. Você poderá se surpreender com a quantidade de dados desnecessários que alguns aplicativos pedem. Para tornar a sua atividade em jogos e em aplicativos sigilosas, basta voltar à primeira etapa, “Aplicativos, jogos e sites” e entrar em “Atividade em jogos e aplicativos”. É uma forma de seus amigos não serem incomodados por suas constantes atividades no FarmVille, por exemplo.

6. O que os seus amigos podem compartilhar sobre você (Conta/Configurações de Privacidade/Aplicativos, jogos e sites/ Informações acessíveis por meio de amigos)

Mesmo que você tenha um perfil no Facebook acessível a todos os seus amigos, isso não quer dizer que você está 100% seguro: alguns aplicativos e sites que seus amigos usam podem acessar aqueles dados que você não deseja que vá além do seu círculo de amizades. Através da opção “Aplicativos, jogos e sites”, bem embaixo do painel de “Compartilhamento no Facebook”, você consegue controlar ainda melhor a sua privacidade na rede social. Basta acessar a opção “Informações acessíveis por meio de amigos - Controle quais informações estão disponíveis para aplicativos e sites quando seus amigos os usam” e você já pode se defender mais.

7. O que os outros sites sabem sobre você (Conta/Configurações de Privacidade/Aplicativos, jogos e sites/ Personalização instantânea)

Outra forma de se precaver e proteger seus dados de sites nem tão amigáveis assim, mas que sabem tudo sobre você é através do item “Personalização instantânea - Permite que você veja informações relevantes sobre seus amigos no momento em que entrar em sites de parceiros selecionados”. Caso você não curta essa intimidade de alguns sites, que graças a um acordo com o Facebook acessam informações sem solicitar um login ou uma conexão, é possível modificá-la, de verdade.

8. Seus dados em anúncios no Facebook (Conta/Configurações de Conta/Anúncios do Facebook)

Enquanto o Facebook não divulga seu nome e gostos pessoais para terceiros usarem em seus anúncios, você pode ter controle sobre suas informações mudando suas opções na última aba das “Configurações de Conta” e editar os anúncios sociais, aqueles que nascem da combinação entre produtos e serviços e seus amigos.

9. Se as ferramentas de busca podem ver você (Conta/Configurações de Privacidade/Aplicativos, jogos e sites/ Prévia pública)

Enquanto o Google conseguir encontrar seu perfil no Facebook, saiba que tudo que você pode tentar fazer para se esconder das ferramentas de busca é desativando as pesquisas públicas em “Prévia pública - Exibir uma pré-visualização do seu perfil do Facebook quando as pessoas lhe procurarem usando um mecanismo de busca”.

10. Crie listas de amigos no Facebook (amigos/editar amigos/ criar uma lista de amigos)

Se você tiver muitos amigos no Facebook será umpouco desgastante adicionar todas as pessoas que você conhece em listas segmentadas, mas no final será algo bastante proveitoso. A ideia é criar lista de “amigos” ou “família”, “trabalho”. Estas listas permitem que você gerencie com quem você quer compartilhar informações, e deixe seu chefe isento de ver fotos suas em uma festa, por exemplo.