Culinária - Edição 727

Por Gazeta Admininstrator

Salmão com molho de manteiga e alcaparras

    Deixando de lado a simplicidade, nesta receita o molho é tudo. Primeiro a manteiga precisa ser cozida até ficar corada - o que a deixará com sabor de nozes. A mistura da manteiga com o gosto forte das alcaparras cria o balanço perfeito dos ingredientes.

Ingredientes: 2 porções

Para o salmão

500 g de filé de salmão com a pele intacta

3 colheres de sopa de suco de limão

2 colheres de sopa de azeite

Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Para o molho

2 colheres (sopa) de alcaparras

4 colheres (sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

Salsinha verde picada

Modo de Preparo:

1-Prepare o salmão: antes de limpar o salmão, observe se não existe nenhum resíduo de espinha. Lave rapidamente em água corrente e seque com papel-toalha.

2-Em um refrátario médio de vidro ou cerâmica, misture o limão com o azeite. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino, de preferência, moída na hora. Adicione os filés de salmão com a parte do couro virada para cima. Cubra com papel alumínio e leve à geladeira por 30 minutos, no mínimo.

3-Faça o molho: Escorra as alcaparras, lave sob água corrente e depois escorra novamente. Isto ajuda a remover o excesso de sal das alcaparras. Reserve.

4-Aqueça uma panela pequena sobre fogo moderado. Na mesma, coloque a manteiga e deixe cozinhar por 3 minutos ou até ficar corada (mas não queimada) e retire rapidamente do fogo, com cuidado. Adicione as alcaparras; faça movimentos circulares com a panela de modo que as alcaparras fiquem bem envolvidas na manteiga. Adicione a salsa picada. Deixe de lado.

5-Retire o refratário da geladeira e vire os filés de salmão, deixando a parte do couro para baixo; cubra novamente com o papel alumínio. Leve ao forno 400 °F (200 °C) quente. Deixe assar por 15 minutos. Depois, retire o papel e continue assando por mais 5 minutos, deixando o papel alumínio de lado.

6-Quando o salmão estiver assado, retire-o do forno e banhe com o molho preparado. Cubra novamente com o papel e deixe descansar, em temperatura ambiente, por 5 minutos até o molho aquecer com o calor do salmão e os sabores se juntarem.

Dica

O segredo deste molho está no preparo da manteiga que não deverá ficar muito corada. Deixe uma vasilha com água ao lado do fogão. Se a manteiga começar a ficar muito corada, coloque o fundo da panela na água para parar o cozimento.

Este molho pode ser usado com vários tipos de peixes, ovos, legumes aferventados, etc.