Cultura Viva - Edição 729

Por Gazeta Admininstrator

De volta ao bolachão de vinil

Para quem gosta de voltar no túnel do tempo e não perde uma oportunidade de relembrar como as coisas eram diferentes e bem melhores no “seu tempo”, vai uma dica da coluna: www.discosvinil.com.br. A loja online conta com centenas de títulos de LP clássicos; de Pink Floyd a Clara Nunes e Wanderléia. Raridades como O Pequeno Trem Caipira ( The Little Train of The caipira), de Villa Lobos, edição original de 1960, também pode ser encontrado no sebo online. No setor de 78 rpm, há pérolas como bolachões de Francisco Alves, Jackson do Pandeiro, Elvis Presley, Ray Charles e tantos outros. Todos originais! A Discosvinil dispõe ainda títulos de vinil compactos e quipamentos de audio vintage. Vale a pena conferir o site.

Receita para ter seus 15 minutos de fama

(Ou, A Banda Mais Desocupada da Cidade) A lguns amigos atrevidos (e pouco ocupados - risos), uma câmera na mão, versos genuínos que ficam na cabeça de quem escuta a música pela primeira vez e, claro, intimidade com as mídias sociais. Esta é a receita para cumprir o que Andy Warhol já declarava nos idos de 70: todo mundo tem direito aos seus 15 minutos de fama. No caso da Banda Mais Bonita da Cidade, de Curitiba, os 15 minutos se transformaram em 15 dias. Durante as duas últimas semanas o nome foi o mais ouvido nas redes sociais que dominam o público brasileiro. No YouTube, o clipe lobotômico de “Oração” atingiu a marca de 4 milhões e 200 mil acessos até o fechamento desta edição. A pretensão da banda, que lidera um grupo de artistas que se intitulam os “Novos Curitibanos” (Para os mais jovens, uma analogia aos “Novos Baianos”, movimento liderado por Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros). “Oração” é o terceiro dos clipes promocionais; os outros são “Canção Para Não Voltar” e “A Boa Pessoa”. Quanto ao novo hit do YouTube, a música é até agradável, mas repetitiva. Porém é válido o esforço desses novos artistas do cenário musical brasileiro. Vale a pena conferir também os clipes das paródias já produzidas por outros grupos de amigos também “pouco ocupados”. Imperdíveis: “A banda mais bonita da internet”, “A banda mais repetitiva da cidade”, “A Segunda Banda mais bonita da cidade”.

Lenine, o paulista, em Miami

De passagem por Miami o escritor Lenine - não o pernambucano mas o paulista – presenteou a coluna com uma mostra do seu trabalho. Poeta e escritor, o engenheiro Lenine Rocha já lançou dois livros: “Cem Sentidos” e “Luminosidade”, obras de contos e poemas. Agora vem investindo também em sua verve como compositor e promete para breve o lançamento do terceiro CD, com suas músicas gravadas por outros artistas. Os dois primeiros foram “Feliz da Vida”, da cantora carioca Janína Azevedo, e “Luminosidade”, do cantor Breyner. Esse último em uma linha mais pop e que conta com participação de Henrique Portugal, do Skank.

Débora Watts lança CD

Pelo sobrenome há de se esperar, no mínimo, que essa brasileira eletrize os Estados Unidos. Trocadilhos à parte, Debora lança seu primeiro CD, “Débora”, e com a pretensão de conquistar o público norte-americano. Artistas de peso estão ao lado da brasileira, residente de Nova Iorque, como o legendário saxofonista Benny Golson. Também Leo Traversa no baixo (Milton Nascimento, Bebel Gilberto), Luiz Bonilla no Trombone (Tony Bennet, Marc Anthony, Mary J. Blige), Adriano Santos na bateria (Gal Costa, John Pizzarelli, Romero Lubambo), Dominic Kanza na guitarra (Paul Simon, Pharoah Sanders, Michael Brecker) e Zé Maurício na percussão completam o time que ajudou a relizar esse primeiro trabalho. Mais informações sobre cantora no seu blog, www.deborawatts@blogspot.com.