Cultura Viva

Por Gazeta Admininstrator

Samba e MPB em mais uma noite do Terças Culturais

     Uma noite das boas é o que prometem Marcos Nóbrega, Landinho, Tirza Morais, Noel Carlos e mais alguns artistas locais que participarão da próxima edição do projeto Terças Culturais, no Café Mineiro, dia 28.  O evento começa às 20h e a entrada é gratuita.
     Para quem ainda não conhece as Terças Culturais, trata-se de uma noite de reunião de músicos, poetas e escritores. Uma espécie de sarau, roda de bambas, onde somente quem aprecia a boa música brasileira é bem vindo. Mas quem não aprecia?
     No repertório, Chico Buarque, Seu Jorge, Djavan,  Tom Jobim, Lulu Santos, Ana Carolina, e muito mais. Alguma dúvida de que a noite vale a pena?
Agora um pouco mais sobre os astros da noite:  Marcos Nóbrega, paraibano, há anos toca nas noites brasileiras. Seu repertório pop rock agrada bastante, mas o jovem também abre espaço para os clássicos da MPB.
     Landinho, paulista, o "elegante violonista" (quem o vê no palco, no grupo Samba RJ, não deixa de notar a elegância quando empunha seu violão) que traz na veia a paixão pelo samba e pelo chorinho. Revive o clima das noites boêmias cariocas com seu repertório de clássicos.
     O carioca Noel Carlos, professor de música e que aqui já tocou com vários artistas, faz dupla com a paraibana Tirza Morais. Sambas e chorinhos também compoem o repertória da dupla.
     O projeto Terças Culturais é uma realização da Casa de Cultura Brasil-USA, e acontece na próxima terça-feira, no restaurante Café Mineiro, a partir das 20h. A entrada é gratuita. Outras informações pelo telefone: (954) 226-8261.

Chico para os "buarqueaholics"

        Boa notícia para os 'buarqueaholics': o Instituto Antônio Carlos Jobim (www.jobim.org) acaba de disponibilizar, em seu site, todo o acervo do maior compositor brasileiro de todos os tempos (pelo menos em minha opinião), Chico Buarque de Holanda. Tem Chico para todos os gostos. Registros de momentos raros da sua carreira, fotos, textos e vídeos. As peças mais raras e que certamente vão agradar mais aos fãs dos olhos verdes mais famosos do Brasil, são os manuscritos. Alguns, rabiscos originais de composições do carioca. São 1.044 imagens, 7.916 letras e partituras e 26.152 textos, entre cadernos, documentos pessoais, reportagens de imprensa, roteiros para cinema e teatro, correspondências. Há, ainda, 600 arquivos com gravações de áudio e vídeo, e toda a discografia de Chico. Um deleite!

Feira de Artesanato – Um toque feminino no Planalto

      Na semana passada o Palácio do Planalto sentiu mais de perto a influência da presença feminina na "cadeira mor" do Brasil. Vários corredores foram ocupados por barraquinhas com exposição de produtos artesanais, entre outros artigos. O Projeto Semana Pensa Vida teve como tema a   valorização da mulher - uma menção ao terceiro Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) da ONU.