Artista mineira realiza primeira edição de movimento de arte em Miami

Por Gazeta News

igreja pampulha monica mendes
[caption id="attachment_157903" align="alignleft" width="263"] Monica Mendes[/caption]

Na primeira semana de dezembro, durante a edição da Art Basel - uma das maiores feiras de arte do mundo realizada em dezembro, em Miami, em que artistas, colecionadores, curiosos e famosos de todas as partes do mundo visitam a cidade para apreciar as artes em diversos eventos - uma artista mineira insere a arte brasileira no clima de manifestação cultural.

A artista Monica Mendes inaugura no dia 1° de dezembro a primeira edição do MM Open Studio, com uma festa em seu atelier em Pinecrest. “Inspirado nos antigos saraus e salões de arte, o Open Studio é uma versão mais moderna dos encontros intimistas entre amigos, intelectuais e admiradores de arte”, destaca a artista.

O evento terá também a participação especial do artista mineiro Fernando Pacheco, de Belo Horizonte, que participará de diversas atividades culturais durante toda a semana. O MM Open Studio terá ambientação e identidade visual da designer Lucia Marinho e estão previstos cerca de 150 convidados. Na programação do movimento de arte, haverá uma “live painting performance” da artista mineiro, além de uma instalação de Monica Mendes e 18 telas com curadoria de Jade Matarazzo.

Durante a semana da Art Basel, a dupla de artistas visitará galerias e museus além de receber arquitetos, clientes, membros de centros culturais e outros artistas para workshops de arte.

O trabalho apresentado por Monica Mendes retrata de forma realista uma mensagem provocativa que ao mesmo tempo mostra a beleza e poesia do cotidiano nas favelas do Brasil. Cada cena não é apenas um lugar no tempo, mas também um sutil protesto politico importante.

Monica Mendes nasceu e cresceu em Belo Horizonte onde se formou Bacharel em Artes e Relações Públicas. Trabalhou na área de relações públicas por cerca de dois anos antes de se mudar para o Peru e depois para os Estados Unidos com o marido e seus três filhos. Vivendo em Miami, ela se tornou personal trainer profissional e atuou por doze anos. Embora nem fosse sua última paixão, ambas as profissões lhe deram uma ótima visão das expressões físicas e verbais das pessoas. Esta visão moldou como ela vê os outros ao seu redor e a si mesma, e se tornou a fonte de sua expressão como artista.

Fernando Pacheco, artista veterano de renome internacional, tem uma longa trajetória na arte com acervos em vários museus. É fundador do Instituto Cultural Fernando Pacheco e do Centro de Arte em Belo Horizonte que também leva seu nome.

Durante sua temporada em Miami, o artista lançará sua nova coleção exclusivamente para o evento no MM Open Studio e produzirá várias telas ao longo da semana. Na programação da festa de abertura será realizado também um leilão de duas obras para arrecadação de fundos do Projeto Atelier Sem Fronteiras, uma ONG dedicada à cultura e implementação da educação e identidade cultural através da arte em comunidades carentes em diversos lugares do mundo. 100% da renda destas obras será direcionada à comunidade do Morro, em Belo Horizonte, cidade natal dos dois artistas.

Informações: Para mais informações sobre os artistas e o evento, acesse: www.monicamendesart.com/ www.jadematarazzo.com www.facebook.com/atelierfernando.pacheco ou ligue para (954) 881-2112