Curta premiado de brasileira disputa dois festivais nos Estados Unidos

Por Gazeta News

O curta “Synergy”, da brasileira Gabriela Egito, premiado em Hollywood este ano, concorre em dois festivais na Califórnia, no próximo mês: Poppy Jasper e Montana Cine.

“É uma alegria muito grande poder representar o país nessas competições internacionais, e só o fato de ser selecionada entre tantos trabalhos de qualidade já é uma vitória”, diz Gabby. Este é seu curta de estreia em roteiro, produção e direção. Rodado em Los Angeles no ano passado e falado em inglês, recebeu um “Merit Award” no Awareness Film Festival, em maio.

“Synergy” é um dos cinco selecionados na categoria “crítica social” do Poppy Jasper Short Film Festival, que acontece de 14 a 16 de outubro na cidade de Morgan Hill, condado de Santa Clara. A cada ano, o Poppy Jasper – considerado um dos Top 25 nos EUA pela revista “Movie Magazine” – exibe cerca de 30 filmes, cuidadosamente selecionados, muitos vindos de fora dos Estados Unidos, o que torna o festival internacional.

Na semana seguinte, o curta viaja para o Montana CINE International Film Festival, que acontecerá de 17 a 23 de outubro, na cidade de Missoula. O evento apresenta filmes que inspiram o diálogo sobre questões críticas contemporâneas, com o objetivo de formar um painel global. Sua missão é promover a conscientização e a compreensão da sociedade e da natureza através da excelência em cinema, televisão e outras mídias.

Com o brasileiro André Wacemberg no elenco, “Sinergia” é uma comédia de humor negro de sete minutos sobre o mundo corporativo, estrelada pela atriz alemã radicada em Los Angeles, Ilka Urbach. Ela é Amelia Lockheart, uma gerente regional de vendas que aguarda ansiosamente por uma promoção, após ter trabalhado incansavelmente na fusão da empresa. Ela disputa a vaga com seu colega Constantine Matters (Robert Balder). E um desfecho inesperado os aguarda ao ficarem trancados em uma sala de reuniões, em pleno domingo.

No site oficial, www.synergy-theshortfilm.com, é possível assistir ao trailer do curta e saber mais sobre a carreira internacional do filme. Gabriela é uma jornalista brasileira que chegou a Los Angeles no ano passado para estudar cinema. Agora, ela trabalha na indústria cinematográfica local. Em julho, ela lançou o seu segundo curta, “Stuffed”, na Warner Bros.

SYNERGY (EUA/Brasil, 2010, 7min) Escrito, produzido e dirigido por: Gabby Egito Elenco: Ilka Urbach, Robert Balder, Nicaolas Smith, André Wacemberg, Corina Hack.