Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá ganham batalha judicial - Planeta Música

Por Gene de Souza

Legião-Urbana-destaque

Há tempos, uma batalha judicial entre Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá e o filho de Renato Russo, Giuliano Manfredini, vem tornando interminável a novela que se tornou a Legião Urbana.  O principal motivo da disputa é a liberação de uso do nome da banda que, como sabemos, era formada por Dado, Marcelo, Renato e, até certo momento, pelo baixista Renato Rocha. Antes de fazer um resumo dos capítulos anteriores, vamos ao último fato dessa história. No dia 30, o juiz Fernando Cesar Ferreira Viana determinou que a Legião Urbana Produções Artísticas não pode impedir Dado e Bonfá de usar o nome de sua antiga banda. O filho de Renato Russo administra a empresa que é dona da marca. A Legião Urbana Produções Artísticas foi criada em 1987, dois antes do nascimento de Giuliano, para resguardar os interesses dos integrantes da banda. Renato Russo acabou se tornando sócio majoritário, pois a legislação indica que apenas uma pessoa pode ser detentora de uma marca. Dado-Villa Lobos e Marcelo Bonfá ficaram como sócios minoritários. Na mesma época, a banda entrou com o pedido de registro da marca Legião urbana no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). Alguns anos depois, quando Dado e Bonfá já haviam saído da sociedade, finalmente, os direitos sobre a marca foram obtidos. Então, a empresa e marca passaram para o controle da família de Renato Russo.

Ivete Sangalo participa do DVD de Paulo Gustavo

O comediante Paulo Gustavo gravou o DVD da sua peça, “Hiperativo”. Realizado na semana passada, no HSBC Arena, o espetáculo foi transmitido ao vivo pelo Multishow, canal no qual ele integra o elenco do “Vai Que Cola”. O espetáculo coloca Paulo Gustavo para falar sobre situações cotidianas, destilando seu humor ácido de sempre. A novidade para o DVD é que entre uma piada e outra, o comediante recebe um astro da cena pop, seja músico ou não. Desde que a gravação foi anunciada, Paulo Gustavo fez mistério quanto aos seus convidados. Ao longo do show, essas participações foram reveladas, se bem que algumas delas já eram esperadas. É o caso da cantora Ivete Sangalo. Além de fã, a baiana é amiga do artista e sempre que pode tece vários elogios a ele. Na apresentação do dia 30, ela cantou seu atual single, “Tempo De Alegria”, após participar de um esquete com o comediante.

Fundo de Quintal prepara disco de inéditas

Com 35 anos de carreira e mais de 30 discos no currículo, o Fundo de Quintal segue sendo uma das maiores referências do samba e da música popular brasileira. Oito anos após lançar o CD de inéditas “Pela Hora”, o grupo finalmente está de volta a um estúdio, preparando seu novo álbum. Com a produção de Rildo Hora, a gravação acontece na Cia. dos Técnicos, no Rio de Janeiro. O projeto deve ser lançado em dezembro pela LGK Music. Com 14 faixas, o disco marca o retorno de Mário Sérgio (cavaquinho e voz) ao grupo. Além de composições do próprio Mario e dos também integrantes Sereno e Ronaldinho, o repertório traz músicas de autores da nova geração do samba, tais como Mauro Júnior (Grupo Revelação), Leandro Fab, Renan Pereira, Pretinho da Serrinha e Picolé.