Dados de clientes não serão vendidos, afirmam operadoras de internet nos EUA

Por Gazeta News

efe_20170321_120104149
[caption id="attachment_141151" align="alignleft" width="300"] Foto: FOCKE STRANGMANN | EFE[/caption]

Depois que o Congresso norte-americano decidiu aprovar uma lei que retira as regras de privacidade que haviam sido estabelecidas durante o governo Barack Obama, na semana passada, as principais operadoras de internet nos EUA anunciaram que não vão vender informações com o histórico de navegação de seus clientes na internet.

A lei vigorava desde outubro do ano passado pela Comissão Federal de Comunicações. Entretanto, as três operadoras líderes do mercado (Comcast, Verizon, AT&T) informaram que não vendiam antes e que não vão começar a vender agora os dados.

As normas adotadas na administração Obama determinavam que os provedores de internet precisavam da autorização dos consumidores para usar dados financeiros, localização geográfica e outras informações. A lei revogada estabelecia que as empresas tinham que proteger a privacidade de seus clientes e impunha várias restrições sobre o uso de informações.

Contudo, sites como o Google e o Facebook não precisam ter consentimento dos usuários. A revogação foi considerada uma vitória para as grandes empresas de telecomunicação norte-americanas e um revés na legislação que protege o direito dos consumidores.

Com informações da EFE.