Daniel Filho, acusado de pirâmide financeira nos EUA, é preso em Boca Raton

Por Gazeta News

Daniel Filho

Procurado por autoridades federais há mais de duas semanas, o paulista Daniel Fernandes Rojo Filho, de 47 anos, foi preso pelo FBI em Boca Raton enquanto saía de um restaurante, anunciou o Security Exchange Commision.

De acordo com o SEC, Daniel Filho foi preso no dia 21, mas a Comissão só anunciou no dia 23. Daniel é o presidente da DFRF Enterprises, com sede na Flórida e Massachusetts, nomeada com as suas iniciais. No dia 30 de junho, o paulista foi declarado como foragido da Justiça, depois que o FBI tentou prendê-lo e um oficial do Securities Exchange Commission tentou localizá-lo diversas vezes.

Daniel Filho e mais seis supostos ajudantes estão sendo processados pelo SEC, órgão regulador de mercados financeiros dos EUA, com base em Massachusetts. A DFRF é acusada de pirâmide financeira. De acordo com o SEC, a promessa de lucros através do investimento em minas de ouro no Brasil e na África é falsa, assim como as próprias minas. O SEC alega que o esquema levantou mais de $15 milhões de dólares de pelo menos 1400 investidores através do recrutamento de novos membros, criando uma pirâmide financeira, e comissões foram pagas aos primeiros recrutadores pelo seu esforço em atrair mais membros. O SEC alega ainda que Filho sacou mais de $6 milhões de dólares dos fundos de investidores para comprar uma frota de carros luxuosos, além de outros gastos pessoais.

O SEC alega que Filho e outros começaram a vender “memberships” no DFRF durante 2014 através de reuniões com futuros investidores.

Os outros acusados de envolvimento no esquema são: Wanderley M. Dalman of Revere, de Massachusetts; Gaspar C. Jesus de Malden, Massachusetts; Eduardo N. Da Silva de Orlando, Florida; Heriberto C. Perez Valdes de Miami, Florida; Jeffrey A. Feldman de Boca Raton, Florida; e Romildo Da Cunha, do Brasil.

As atividades e bens da empresa, estimados em $2 milhões de dólares, estão congelados desde o início do mês. Uma audiência determinando sua fiança estava agendada para o dia 24.