Daniel Galvão: Giro pelo mundo

Por Daniel Galvão

Missão no Haiti A passagem do furacão Matthew pelo Caribe, no dia 4 deste mês, agravou ainda mais a situação do Haiti - já afetado pelo terremoto de janeiro de 2010 e por três anos de seca relacionada ao El Niño. Na última segunda-feira, 17, um avião da Força Aérea Brasileira decolou de Brasília para o país com 18 toneladas de material de manutenção e 62 militares da Marinha e do Exército que vão apoiar a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah), comandada pelo Brasil.

Repatriação de divisas O relator do projeto de lei que muda as regras de regularização de ativos não-declarados no exterior (Lei de Repatriação), Alexandre Baldy (PTN-GO), disse que a proposta é ainda possível de ser colocada em plenário para votação, porque há uma articulação muito grande de governadores e prefeitos para que a matéria seja votada. Ele destacou, contudo, a necessidade de um acordo entre as bancadas nesse sentido. A conferir!

Agrotóxico na merenda O Greenpeace divulgou uma pesquisa onde aponta ter encontrado resíduos de pesticida em 60% das amostras de alimentos recolhidos de um fornecedor de merenda para escolas municipais do Rio de Janeiro. Para fazer o levantamento, a ONG comprou 40 quilos de alimentos de uma das seis empresas que fornecem produtos para a Secretaria Municipal de Educação. Um verdadeiro absurdo!

Marina indecisa A ex-senadora Marina Silva surpreendeu ao anunciar que ainda não decidiu se vai concorrer pela terceira vez, em 2018, à Presidência. Depois de disputar duas eleições com votação expressiva, a líder da Rede tem preferido priorizar a consolidação de seu partido, fundado há um ano. Apesar da minguada votação nas duas maiores cidades do país (São Paulo e Rio), ela defende o desempenho do partido nas eleições municipais.

Temer no Japão Michel Temer (PMDB) embarcou no início desta semana para Tóquio, após encontro da cúpula do Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), na Índia. Na capital japonesa, o presidente da República se reunirá com a embaixada brasileira na cidade. Esta é a primeira visita de um chefe de Estado brasileiro ao país em 11 anos.

Temer no Japão (2) Em novembro do ano passado, a ex-presidente Dilma Rousseff chegou a marcar uma viagem ao Japão, mas a cancelou. O incidente gerou um mal-estar diplomático. Temer terá encontros ao longo da semana com o imperador Akihito, no Palácio Imperial, e com empresários brasileiros e japoneses, onde o presidente buscará atrair investimentos estrangeiros.