Daniel Galvão: Giro pelo mundo

Por Daniel Galvão

Trabalho e imigração A Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançou uma competição global para cobertura da imprensa sobre trabalho e migração. O objetivo é reconhecer reportagens sobre o tema, encorajando jornalistas a produzir matérias escritas ou em vídeo que, sem ignorar os aspectos negativos, também foquem nos resultados positivos da migração para o trabalho, como a contribuição desses trabalhadores para seus países de origem, trânsito e destino.

Briga de cachorro grande Esta semana, a presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, cobrou respeito aos juízes. “Não é admissível aqui, fora dos autos, que qualquer juiz seja diminuído ou desmoralizado. Como eu disse, quando um juiz é destratado, eu também sou”, afirmou a ministra. Ela reagiu às críticas do presidente do Senado, Renan Calheiros, a um magistrado que autorizou a prisão do chefe da Polícia Legislativa.

Segurança pública no RJ O novo comandante da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Wolney Dias Ferreira, tomou posse na manhã da última terça-feira, 25, dizendo que será feito um estudo para remodelar as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Ferreira estava na reserva da PM e afirmou que ainda não está claro o que precisará ser mudado no setor, mas que é preciso remanejar recursos e fazer mais com menos.

Segundo turno das eleições No próximo domingo, 30 de outubro, eleitores de 18 capitais e 37 municípios brasileiros voltam às urnas para o segundo turno das eleições municipais. As cidades que têm segundo turno de votação são as com mais de 200 mil habitantes e que não tiveram nenhum candidato com mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno, que aconteceu no dia 2 de outubro. Ao todo, cerca de 115 mil urnas estão sendo preparadas para o pleito.

Violência contra a mulher A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), em relatório divulgado esta semana, alertou que ao menos 12 mulheres latino-americanas e caribenhas são vítimas de feminicídio todos os dias. O documento aborda uma série de riscos aos quais as mulheres da região estão mais suscetíveis do que os homens. No Brasil, o cenário é ainda mais alarmante: em 2013, foram 4.762 assassinatos de mulheres — uma média de 13 por dia.

Fim da crise?! O barril de petróleo bruto deverá custar $55 dólares ano que vem, segundo previsão do Banco Mundial em atualização de suas avaliações para o preço da commoditie. Divulgado na semana passada, o novo valor é dois dólares mais caro do que a cotação anterior. Preços da energia, abrangendo petróleo, gás natural e carvão, devem registrar um salto de quase 25% no próximo ano. Entre as causas do aumento, a decisão da OPEP de limitar a produção.