Daniel Galvão: Giro pelo mundo

Por Daniel Galvão

Migração do AM para FM Foi assinado no dia 7, em evento no Palácio do Planalto, termo aditivo que autoriza a migração de 240 rádios AM para a faixa FM. A medida atende a uma demanda antiga dos empresários e entidades ligadas ao setor de rádio, principalmente de emissoras do interior. A faixa FM tem vantagens em relação à AM, entre as quais melhor qualidade de áudio, redução de custos de operação e manutenção e integração com aparelhos digitais, como tablets e celulares.

Equlibrando as contas O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), voltou a defender que o conjunto de medidas proposto na última semana é imprescindível para o Estado equilibrar suas contas e honrar seus compromissos, em especial com os servidores. O peemedebista já começou a conversar com os deputados para garantir a votação na Alerj. Se todas as medidas forem aprovadas, haverá um incremento de R$ 13 bilhões, em 2017, e de R$ 14,6 bilhões, em 2018, nos cofres estaduais.

Repatriação de recursos O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), apresentou na tarde do dia 8 o projeto para a reabertura do prazo de repatriação de recursos de brasileiros no exterior. Entretanto, o senador afirmou que não fez modificações estruturais no projeto, como permissão para que parentes de políticos participem do programa. “O projeto manterá as regras, elevará os impostos e a multa e estabelecerá um prazo. Não mudará nada fundamentalmente em relação à repatriação”, disse.

Há vagas Estudo anual da organização suíça IFPI mostra que, apesar das mudanças que a indústria fonográfica vem sofrendo já há alguns anos, esse mercado ainda é capaz de movimentar $15 bilhões de dólares no mundo todo. Atento a este mercado, o empresário Ivo Machado lançou o iMusics, plataforma que pretende ser o Linkedin dos profissionais da música. Nela será possível exibir trabalhos, contatar produtores, alugar estúdios e até mesmo ter acesso a professores e fonoaudiólogos.

Previsão de guerra Janaina Paschoal ganhou notoriedade no Brasil por ser uma das autoras do processo de impeachment de Dilma Rousseff. Agora, a advogada e professora da USP entra em cena com uma declaração inquietante em sua rede social: ela está convicta de que a Rússia tem planos de atacar o Brasil em breve. No Twitter, Janaina explicou seus motivos para acreditar assim: “Com a construção de uma base militar russa, na Venezuela, uma posição firme do Brasil já não é só questão humanitária, mas de defesa”. Será?!

Imigrantes na Alemanha O Partido Social Cristão da Alemanha, aliado dos Democratas Cristãos de Angela Merkel, na Baviera, está se posicionando firmemente contra a política de portas abertas da chanceler, na esperança de ganhar votos dos eleitores enfurecidos pelo fluxo migratório. Com essa inclinação mais extrema, é provável que o bloco formado entre os dois partidos perca força para o Alternativa, uma legenda nacionalista, nas próximas eleições.