Daniel Galvão: Giro pelo mundo

Por Daniel Galvão

Repatriação bilionária

Ano passado, os argentinos declararam ao fisco $98 bilhões de dólares que tinham guardados em casa ou investidos no exterior, sem conhecimento da Afip – a Receita Federal da Argentina. Esse é o resultado do plano destinado a legalizar esses recursos, aprovado pelo Congresso em agosto de 2016 e em vigor até o próximo dia 31 de março. O dinheiro legalizado contribuiu para o crescimento da arrecadação que, em dezembro, aumentou 90% em relação ao mesmo mês de 2015.

Comando da ONU

O novo secretário-geral da ONU, António Guterres, cumpriu no dia 3, em Nova York, o seu primeiro dia de trabalho. Ele dirigiu-se aos funcionários da organização pedindo que ela esteja pronta para responder às ansiedades do mundo. Em uma rede social, o presidente brasileiro, Michel Temer (PMDB), desejou sucesso ao português e elogiou os atributos do ex-primeiro-ministro português para a nova função.

Tolerância zero

Esta semana, o papa Francisco enviou carta aos bispos de todo o mundo, na qual pede a proteção de crianças e para que "o sofrimento, a história e a dor dos menores que foram abusados sexualmente por sacerdotes" não sejam esquecidos. "Escutar o choro das crianças significa também escutar o choro e o lamento de nossa mãe-igreja, que chora não só pela dor causada em seus filhos menores, mas também porque conhece o pecado de alguns de seus membros".

Combate ao terror

A Procuradoria de Turim, na Itália, abriu inquérito para investigar a difusão pela internet de material de propaganda do grupo jihadista Estado Islâmico. A suspeita é de "recrutamento com finalidade de terrorismo internacional" para aumentar o número de pessoas dispostas a cometer atos de violência. Esta semana, o país assumiu um assento não-permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), posto que já ocupou em outras seis ocasiões.