Daniel Galvão: Giro pelo Mundo

Por Daniel Galvão

Nepotismo na Casa Branca

A notícia de que Jared Kushner, genro do presidente eleito nos EUA, Donald Trump, será nomeado assessor sênior da Casa Branca está gerando polêmica (mais uma). Mesmo não oficializada ainda, a informação provocou uma série de debates sobre a legalidade da medida, que contraria uma lei federal que proíbe o nepotismo, ou seja, a concessão de postos no governo para parentes. Mas, há quem defenda que não há barreira legal para que ele sirva como assessor do governo.

Central de espionagem

Na Itália, a polícia desmantelou esta semana uma central que espionava instituições públicas, especialistas e empresários do país, além de políticos, como o ex-primeiro-ministro Matteo Renzi. Outros políticos que estavam na mira das espionagens seriam Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, eo também ex-premier Mario Monti, o ex-ministro Ignazio La Russa e o ex-prefeito de Turim, Piero Fassino.

Modernidade líquida

Esta semana, o mundo perdeu um dos maiores pensadores da atualidade. Morreu aos 91 anos, em Leeds, na Inglaterra, o filósofo e sociólogo contemporâneo polonês Zygmunt Bauman. Ele nasceu em 19 de novembro de 1925, em Poznan, na Polônia, serviu na Segunda Guerra Mundial e tem uma extensa biografia com reflexões sobre a sociedade e as mudanças do mundo atual. É chamado de 'pai da modernidade líquida'.

Encontro de religiosos

No próximo sábado, 14, o papa Francisco recebe, no Vaticano, o chefe da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas. Esta será a quarta vez que o líder católico se encontrará com o líder palestino. A primeira vez foi no dia 17 de outubro de 2013, após uma audiência geral, seguida por uma reunião no dia 8 de junho de 2014, durante o encontro das orações pela paz. Depois, os dois se encontraram no Vaticano no dia 16 de maio de 2015, às vésperas da canonização de quatro freiras, entre elas duas palestinas.