Daniel Galvão: O Brasil e o mundo em poucas palavras

Por Daniel Galvão

Medalha de ouro pro Rio Não dá pra negar: os 'profetas do caos' se frustraram em suas previsões pessimistas e catastróficas e as Olimpíadas Rio 2016 foram um sucesso absoluto em todos os aspectos. Nas modalidades organização, segurança e animação, a verdade é que o time da Rio 2016 ganhou medalha de ouro. Resta saber como será aproveitado o legado estrutural das Olimpíadas daqui pra frente.

Efeito Rio 2016 A Olimpíada no Rio também bateu recordes no ar. Durante os cerca de 30 dias das chegadas e partidas olímpicas, o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, viu um movimento jamais registrado na sua história. Além de aviões de companhias que nunca haviam pousado na cidade, o aeroporto recebeu jatos executivos milionários. Passaram pelo Rio aviões particulares como o Global Express, o Falcon e o Gulfstream, avaliados em cerca de $60 milhões de dólares ou R$ 190 milhões. Os passageiros - que somente na segunda-feira somaram mais de 85 mil no aeroporto - tiveram atendimento personalizado na chegada, saída e deslocamentos.

Dias de decisão Agora, pós-Olimpíadas, a rotina do tumultuado cenário político brasileiro retorna com força às manchetes. Aliás, o processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Roussef (PT), entra na reta final. Ela será julgada pelo Congresso e pode ser cassada definitivamente. Com isso, Michel Temer (PMDB) espera ter legitimidade para implementar ajustes e viajar a outros países como chefe de Estado para aumentar a credibilidade do Brasil no exterior.

Novo perfil eleitoral Estas eleições para prefeitos e vereadores em todo o Brasil mostram, já neste início de campanha, um novo perfil. Com toda a vigilância social e as modificações nas legislações de arrecadação de recursos, a corrida eleitoral começa fria na maioria das cidades. Além disso, as redes sociais terão um papel fundamental nesta campanha. A promessa é de muita exposição e maior inibição para quem estava acostumado a cometer crimes para ganhar as eleições. A conferir!

Previsões econômicas mais otimistas Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) informaram que a projeção de crescimento da economia brasileira em 2017 passou de 1,1% para 1,2%. Para este ano, elas mantêm a estimativa de encolhimento da economia. A projeção de queda do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, permanece em 3,20% para 2016. A projeção para a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi mantida em 7,31% este ano, e caiu de 5,14% para 5,12%, em 2017. As estimativas estão distantes do centro da meta de inflação de 4,5%. Para 2016, a projeção ultrapassa também o limite superior da meta que é 6,5%. O teto da meta em 2017 é 6%.

Nota 10 Para os atletas brasileiros que mostraram garra em cada competição olímpica.

Nota 0 Para os nadadores americanos que forjaram uma história e foram desmascarados.