Daniela Mercury em Israel e São João - Planeta Música

Por Gene de Souza

Andy Summers e Cris Delano

A cantora, Daniela Mercury, se apresentou em Israel pela segunda vez em sua carreira. A artista baiana levou o mesmo show de sua turnê internacional, realizada em 2011, ao White City Music Festival, evento que reuniu, durante dez dias, artistas de várias partes do mundo em, Tel Aviv. Daniela apresentou o espetáculo “Canibália – Ritmos do Brasil” no encerramento do festival. Enquanto isso, no Brasil, a cantora apaixonada por forró e festas juninas, desde a infância, lançará, neste mês, o clipe da canção “Santana dos Olhos D’água“, single que marca o início de seu projeto especial de São João, que celebrará também o centenário de Luiz Gonzaga. Gravado na casa da artista, em Salvador, o vídeo tem participação especial do ator Jackson Costa e tenta ilustrar, por meio de um cenário “junino”, a animação e a inocência das festas juninas cantadas pelo Rei do Baião. A música será um dos destaques do repertório especial da turnê de São João de Daniela, que passará por cidades da Bahia, Pernambuco e Paraíba.

Abertas as inscrições para o Festival Nacional da Canção

Considerado o maior festival de música do país, o Fenac (Festival Nacional da Canção) já está com as inscrições abertas. Apoiada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e pela Lei Rouanet, a 42ª edição do evento será realizada em seis cidades mineiras, de agosto a setembro deste ano, e distribuirá R$ 200 mil em prêmios. Compositores de todo o país podem se inscrever, tanto pelo correio, quanto pela internet, até o dia 8 de junho. Dividido em cinco etapas eliminatórias, o festival começará em Extrema, nos dias 3 e 4 de agosto; passará, nos dias 10 e 11 de agosto, por Pouso Alegre; 17 e 18 de agosto, em Formiga; 24 e 25 de agosto, em Guapé; e 31 de agosto e 1 de setembro, em Varginha. Já as semifinais serão realizadas em Boa Esperança, de 6 a 8 de setembro. A mesma cidade receberá a grande final. Entre as canções inscritas, 140 serão classificadas para se apresentarem, sendo 28 em cada cidade, de onde sairão as 30 músicas semifinalistas. No ano passado, cerca de três mil compositores de 17 estados diferentes participaram do evento. A canção ganhadora foi “O seu Tipo”, escrita por Marcelo Segreto e interpretada pelo grupo Filarmônica de Pasárgada, ambos de São Paulo.

Andy Summers chama Cris Delanno de “Janis Joplin brasileira”

O guitarrista do lendário grupo The Police, Andy Summers, esteve no Brasil, no início do mês, para várias apresentações ao lado de Roberto Menescal. O espetáculo, chamado “United Kingdom of Ipanema”, inclui repertório do grupo inglês em versões Bossa Nova e também clássicos de Roberto Menescal, como “O Barquinho”. A convidada especial nos vocais Cris Delanno, do grupo Bossacucanova, recebeu muitos elogios de Andy Summers, a chamando de “Janis Joplin brasileira”. Andy já confirmou que vai participar do CD solo de Cris Delanno, que deve ser lançado ainda esse ano.