Debate entre Hillary e Trump promete audiência recorde

Por Gazeta News

O primeiro debate entre a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump será transmitido na noite desta segunda-feira, 26, das 9 às 10:30pm, e tem previsão de público estimado em cem milhões de americanos.

Considerado o debate histórico dos últimos anos, Hillary x Trump será realizado na Universidade de Hofstra, em Hempstead, Nova Iorque, e terá como mediador o âncora do Nightly News, da NBC, Lester Holt.

A esperada audiência recorde, que deve superar os 80 milhões de espectadores do debate entre Ronald Reagan e Jimmy Carter em 1980, reforça as avaliações de que o primeiro encontro entre os dois poderá ser decisivo nas eleições de 8 de novembro.

Assista pela TV ou online

Entre os canais que irão transmitir o primeiro debate presidencial entre os dois candidatos na TV estão ABC, CBS , NBC e Fox, juntamente com os canais a cabo CNN, Fox News, MSNBC e C-SPAN.

Haverá transmissão ao vivo pelo youtube e também por alguns canais de televisão na internet, como CNN, Fox News, Hulu, Telemundo, Yahoo e Univision.

O Facebook e ABC News farão a cobertura ao vivo na plataforma e o canal Bloomberg Television irá transmitir pelo Twitter, entre a programação da Bloomberg Política.

A tensão na reta final

Momentos de tensão têm cercado os dias anteriores ao debate. A indicação da campanha de Hillary sobre eventual convite a Mark Cuban, um dos mais ferrenhos críticos do bilionário, para o evento que será sediado na Universidade Hofstra, em Long Island, Nova York, mostra um pouco disso. O republicano rebateu via Twitter, escrevendo que queria ter Gennifer Flowers na plateia.

Trata-se de ninguém menos que uma modelo que, nos anos 1980, ficou famosa após ter um caso com o então governador Bill Clinton, marido de Hillary, que só admitiu a relação em 1998. Os supostos casos extraconjugais do ex-presidente são um dos pontos fracos de Hillary — ela é acusada de ser “pouco feminista” ao perseguir as mulheres que teriam se envolvido com seu marido.

Trump disse que “não tem se preparado” para o debate e que, se perder no enfrentamento com Hillary, será pela “atuação do mediador” — Lester Holt, da NBC —, acusado por ele de ser “claramente” um apoiador da democrata. O bilionário chegou a sugerir, no começo do mês, que o debate ocorresse sem mediador, apenas com os dois adversários no palco.

Já Hillary, por sua vez, tem os próprios desafios a vencer. O primeiro é a alta expectativa. Pesquisas indicam que os americanos esperam que ela “vença” o debate. Sua campanha ajudou a criar esta ansiedade, dizendo que a democrata está se preparando muito para o confronto, publicando, até, pilhas de livros que estavam usando antes do enfrentamento.

Próximos debates

Além do debate dessa segunda-feira, haverá mais dois entre Hillary Clinton e Donald Trump. Um deles será em St. Louis, no estado de Missouri, em 9 de outubro. O outro em Las Vegas, no estado de Nevada, em 19 de outubro. No dia 4 de outubro, os candidatos a vice (o democrata Tim Kaine e o republicano Mike Pence) se enfrentarão.

Fonte: Time