Debt Management Program: Como funciona o gereciamento de crédito? - Saúde Financeira

Por Claudia Fehribach

credit card statement

Dando sequência ao nosso assunto da edição passada, vamos falar um pouco sobre o programa de gerenciamento de crédito.

Veja este cenário: A festas de fim de ano acabaram, e com elas toda aquela agitação de presentes, festas e eventos. Muitas vezes, quando ainda não assumimos verdadeiramente o controle de nossa vida financeira, nos fiamos no poder enganoso do cartão de crédito para financiar as nossas festas, e o resultado, na maioria das vezes, não é muito bom.

Veja bem, cartões de crédito não são vilões, são uma ferramenta supernecessária em nossas vidas financeiras, mas devem ser bem usados. O melhor exemplo é que antes de fazer uma compra com cartão, tenha em mente a certeza de que você terá condições de pagar aquela dívida, no máximo, em 90 dias, mas preferencialmente em 30 dias. Se você seguir esta regra, as chances de se ter problemas com seus cartões serão, com certeza, minimizadas.

Mas, vamos dizer que você não seguiu esta regra ao longo dos anos… Bom, são grandes as chances de que, hoje, você tenha uma dívida alta em vários cartões e que está, provavelmente, pagando somente o mínimo ou um pouco mais em seus cartões todos os meses. Neste caso, a sua dívida atualmente é uma bola de neve, com juros a uma média de 18% pra cima.

Você já reparou no seu último extrato de cartão? Existe, geralmente do lado direito do extrato, um quadrado com uma estimativa de quantos anos você vai demorar para pagar aquela dívida se continuar a pagar somente o mínimo. Já olhou? Caiu pra trás? E agora?

A boa notícia é que existe uma solução: DMP (Debt Management Program). Este programa é oferecido por agências credenciadas de crédito, que fazem um acordo com os seus credores e reduzem os juros dos seus cartões de crédito.

Normalmente, um programa de DMP consegue reduzir a uma média de 0% a 9%, o que significa que você terá condicões de pagar a sua dívida em um prazo de 3 a 5 anos, dependendo do valor da mesma. Vou colocar aqui um exemplo prático tirado de um de meus clientes:

Pagamento mensal antes do DMP: $539.00

· Pagamento mensal com o DMP: $288.00

· Média de juros antes do DMP: 24.14%

· Média de juros com o DMP: 6.97%

· Tempo em que saldará a dívida antes do DMP: 16 anos

Antes do programa, o cliente acabaria pagando $20,717.00 em juros. Tempo em que saldará a dívida depois do DMP : 57 meses (quase 5 anos), pagando somente $2,400 em juros, ou seja, uma economia de $18,317.80!!!

Não. Isso não é um erro gráfico. Com este programa, você consegue reduzir o seu pagamento mensal e os juros também.

Você pode estar se perguntando, qual é o “catch”?

Durante o programa, todas as suas contas são fechadas e você não pode mais usar o seu cartão (mas vamos entender que os credores estão abaixando os seus juros de 22%, por exemplo, para 6%; a última coisa que eles querem é que você continue a gastar e a aumentar a sua dívida.)

Após o término do programa, você pode aplicar para reabrir algumas dessas contas. Na maioria das vezes, isso não é problema.

Outra pergunta que eu escuto muito: E como vai ficar o meu crédito?

Um programa de DMP não vai afetar negativamente o seu crédito, pelo contrário. No seu relatório de crédito, vai mostrar que você pagou a dívida devida sem atrasos. Na maioria das vezes, a sua pontuação de crédito vai aumentar, uma vez que você encerre o programa.

Esta é uma alternativa para pessoas que não querem pedir falência, que possuam um trabalho, e que estejam interessadas em regularizar a sua vida financeira. Você tem alguma dúvida? Entre em contato comigo via email ou ligue para 800-920-2262 e terei o maior prazer em assisti-lo.

Uma boa semana a todos!