Decisão da Libertadores começa hoje.

Por Gazeta Admininstrator

Não é à toa que as duas melhores equipes do futebol brasileiro começam a decidir nesta quarta-feira às 21h45 (horário do Brasil), no Morumbi, o título mais importante do futebol latino-americano. São Paulo e Internacional confrontam seus estilos vitoriosos, dentro e fora do gramado, no primeiro duelo da final da Copa Libertadores.

"Não há surpresas, chegaram à final os clubes que melhor se prepararam", resumiu o técnico Muricy Ramalho, que levou o São Paulo à decisão e formou o elenco rival, quando trabalhou no Beira-Rio, até o ano passado.

Taticamente, São Paulo e Internacional podem ser definidos como clones, tal a semelhança com a forma de atuar e a característica dos seus jogadores. Em ambos os casos, a estratégia, que varia de um 3-5-2 para um 3-6-1, se baseia na força do sistema defensivo. O trio são-paulino é formado por Fabão, Lugano e Edcarlos, enquanto os gaúchos apostam em Bolívar, Fabiano Eller e Índio.

Nas laterais, outra igualdade. Elder Granja e Jorge Wagner começaram carreira no meio-campo, assim como Souza. Porém, todos têm liberdade para avançar e fazer jogadas pelo meio - a exemplo de Júnior, que reveza com Danilo. "Como o Souza, o Granja e o Jorge Wagner jogavam no meio e eu insisti para que virassem laterais", conta Muricy. "Nenhum deles quer voltar à antiga posição."

Qualidades técnicas

No São Paulo, a habilidade de Danilo só funciona se houver a retaguarda da dupla de volantes Mineiro e Josué. Mais do que isso, os dois são-paulinos chegam com eficiência ao ataque - Mineiro fez gol decisivo contra o Chivas, na semifinal. O meio-campo gaúcho trabalha da mesma maneira. Alex, mais veloz do que Danilo, precisa que Tinga e Edinho lhe dêem cobertura para levar o time à frente. Tinga, porém, também participa muito das jogadas ofensivas.

"O Inter tem um estilo bem parecido com o do São Paulo, de jogar bonito e de forma eficiente", elogiou Muricy Ramalho. "Meu time não joga bonito, não: joga como gaúcho", rebateu Abel Braga, bem humorado.

No ataque, Fernandão é a referência para os colorados, assim como Ricardo Oliveira, para os são-paulinos. A vantagem gaúcha é que Fernandão, apesar de não possuir tanta mobilidade quanto o rival, marcou mais gols este ano (8 a 6).

Rafael Sóbis também tem estilo de jogo parecido com Leandro: além de atacar muito pelas pontas, executam importante função de voltar para ajudar na marcação. Pela raça que demonstram, têm bastante identificação com as torcidas. "O Inter também é parecido com o São Paulo em outro aspecto: quando joga em casa, se torna quase imbatível", elogiou o goleiro Rogério Ceni.

E é exatamente debaixo das traves que está a maior diferença entre os finalistas. Enquanto Clemer sempre foi questionado pelos clubes que passou, Rogério Ceni é ídolo máximo dos são-paulinos e está a um gol de se tornar o maior goleiro artilheiro da história (tem 62 gols).

Superávit

E não é apenas dentro de campo que os clubes se parecem, porque as diretorias também têm mostrado competência nos últimos anos. O São Paulo terminou 2005 com um superávit de aproximadamente R$ 10 milhões e detém os melhores contratos de publicidade do futebol brasileiro. O clube gaúcho contabiliza 40 mil sócios e vê na Libertadores a chance de se projetar fora do país.

E não faltarão chances de aparecer no cenário internacional, já que o prêmio para o campeão é a disputa do milionário Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, no Japão. Também participarão do torneio o Barcelona, da Espanha (campeão da Copa dos Campeões), o América, do México (Concacaf) e o Auckland City, da Austrália (Oceania). África e Ásia decidirão seus campeões em novembro.

Ficha técnica:

São Paulo: Rogério Ceni; Fabão, Edcarlos e Lugano; Souza, Mineiro, Josué, Danilo e Júnior; Leandro e Ricardo Oliveira. Técnico: Muricy Ramalho.

Internacional: Clemer; Índio, Bolívar e Fabiano Eller; Ceará, Edinho, Fabinho, Alex e Jorge Wagner; Fernandão e Rafael Sóbis. Técnico: Abel Braga.

Árbitro: Jorge Larrionda (URU)

Horário: 21h45 (de Brasília)

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)