Declaração polêmica: Univision e NBCUniversal e Macy’s cortam ligações com Donald Trump

Por Gazeta News

[caption id="attachment_89376" align="alignleft" width="300"] Ao anunciar sua pré-candidatura à presidência, o republicano se referiu aos imigrantes mexicanos como criminosos.[/caption]

Primeiro foi a rede de TV Univision que anunciou, na última semana, que estava cortando relações com a organização Miss Universo e disse que cortaria qualquer relação com Donald Trump por causa da controvérsia gerada pelos comentários do magnata sobre os imigrantes mexicanos. A rede de TV disse, no dia 25, que não televisionará o Miss USA, marcado para o dia 12 de julho e que não trabalhará em nenhum projeto associado com a organização Trump. Assim, a Univision cortou o contrato de cinco anos de televisionar o concurso apenas cinco meses depois de firmar o acordo.

Agora, a rede NBCUniversal, que também era uma das donas, ao lado de Trump, dos concursos Miss USA e Miss Universe, anunciando que também não irá exibir os programas, após um fim de semana sofrendo pressão. Durante seu discurso anunciando a pré-candidatura presidencial, Trump acusou imigrantes mexicanos de trazerem drogas, crimes e estupradores aos Estados Unidos. Ele disse que, se eleito, construiria um muro gigante na fronteira entre EUA e México.

Em uma entrevista no dia 25, Trump disse que sua crítica era direcionada a legisladores americanos e não ao povo ou governo mexicano, adicionando que a Univision estaria quebrando o contrato caso não exiba o concurso. Ele anunciou que está processando a emissora pela quebra do contrato, pedindo $500 milhões de dólares.

Em um comunicado no dia 29, a NBC disse que “Na NBC, respeito e dignidade por todas as pessoas é o fundamento dos nossos valores. Devido às afirmações recentes de Trump em relação aos imigrantes, a NBCUniversal está encerrando as relações de negócio com o Sr. Trump”.

Falando com repórteres depois de um evento de campanha, Trump disse que teve uma “ótima” relação com a NBC, mas não voltará atrás em sua visão sobre a imigração. Ele disse que também está pensando em processar a rede. Depois disso, mais tarde, ele reelaborou: “Se a NBC é tão fraca que não entende o problema sério de imigração ilegal nos Estados Unidos, além das horrendas e injustas negociações que estamos fazendo com o México, então sua violação de contrato com o Miss Universe/ Miss USA será determinada em corte”.

A NBCUniversal, que é da Comcast, não tinha nenhum comentário sobre a possibilidade de processo. Não está claro se a NBC irá tentar vender a sua parte do Miss Universe Organization para Trump, se irá tentar adquirir a parte de Trump ou se irá procurar outro comprador. Também não está claro, onde, se for exibido, o concurso Miss USA irá passar em vez da NBC. Candidatas do país inteiro estão se preparando há meses para o evento anual.

A pressão sobre a NBCUniversal veio de uma lista de várias organizações hispânicas, incluindo o National Association of Hispanic Journalists, cujo líder é Mekahlo Medina, um repórter da NBC. Uma petição feita no site Change.org demandava que a NBC abandonasse Trump. Seguindo o exemplo das emissoras, a rede de lojas Macy’s também anunciou que cortou relações com Trump. A rede oferece uma linha de roupas masculinas com o nome do magnata desde 2004. “Não temos tolerância para a discriminação de nenhuma forma”, anunciou a rede, no dia 1º.