Decodificando o “Dress Code”

Por Cristina Felix

tipos

Ao recebermos um convite para um evento onde o “Dress Code” é solicitado, muitas vezes ficamos em dúvida do que realmente devemos vestir para a ocasião. Para ajudar você a ficar mais confiante, seja para um casamento ou para o seu trabalho, aqui estão os “dress codes” mais usados:

White Tie: é o mais formal dos trajes. As mulheres devem usar vestidos longos, podendo adicionar joias, tiaras, carteiras sociais e luvas. Os homens devem usar as chamadas “casacas”, camisas brancas com gravatas brancas. Uma cartola pode ser usada como acessório.

Black Tie: este código é para especificar, especialmente, para que os homens devem usar “tuxedo”. Já um pouco mais complicado para as mulheres que poderão vestir um vestido longo, duas peças separadas ou até mesmo um “cocktail dress”, desde que os mesmos sejam de um tecido fino ou com bordados.

Black Tie Optional: este dá a opção aos homens de usarem um tuxedo ou um terno escuro com gravata. As mulheres podem usar vestidos longos ou “cocktail dresses”.

Creative Black Tie: geralmente este dress code é usado para um evento com um determinado tema. Os homens podem usar terno e camisa preta com gravatas borboletas coloridas. As mulheres usam vestidos longos ou cocktail elaborados, usando algum acessório que caracterize o tema do evento.

Cocktail: os homens devem usar ternos escuros e mulheres vestidos curtos mais elaborados. Na dúvida, use o famoso “pretinho” com uma bijuteria bonita.

Festive: muito usado nas festas de fim de ano, como Natal. Os trajes são os mesmos do “cocktail”, mas que caracterizam a ocasião. As mulheres podem, por exemplo, usar um vestido vermelho curto e bordado; e os homens um terno com uma gravata que lembre o Natal.

Casual: é vestir-se de uma forma mais simples, descontraída como, por exemplo: jeans, camisetas, shorts, tênis.

Business Formal: são trajes usados, especialmente, para almoços de negócios e conferências. Os homens devem usar ternos e as mulheres, um vestido elegante ou “terninho”.

Business Casual: a maioria dos escritórios adotam este tipo de “dress code”. Os homens podem usar calças, camisas e tambem um paletó. Não é necessário usar gravata. As mulheres podem usar saias, camisas, calças, ou “blazers”. Não deve-se usar jeans ou tênis.