Os estados de Washington e de Oregon (noroeste) estão em situação de emergência, após a passagem de uma violenta tempestade que deixou dois mortos e causou graves inundações, informaram as autoridades locais.
A tempestade procedente do Pacífico varreu esses dois estados, com rajadas acima de 150 km/h. Cabos de energia elétrica foram cortados e árvores, derrubadas.
Os governos decretaram estado de emergência para conseguir reforço, sobretudo, da Guarda Nacional.
A neve bloqueou várias estradas nas regiões de maior altitude, enquanto que quase todos os cursos d'água transbordaram, forçando centenas de moradores a evacuarem suas casas.
Na região de Chehalis, sudoeste do estado de Washington, mais de 130 pessoas foram retiradas de helicópteros ontem e hoje pela Guarda Costeira, disse a porta-voz Tara Moller.
O rio Chehalis também inundou a auto-estrada que liga Portland (Oregon) a Seattle (Washington), que ficou três metros debaixo d'água, de acordo com a porta-voz do Departamento dos Transportes do estado de Washington, Alissa Bateman.
Duas pessoas morreram nesse estado durante a tempestade: uma, atingida por uma árvore; e a outra, devido ao corte de energia que interrompeu o funcionamento de um aparelho médico.

