Decreto de Trump aumenta exigência para obtenção de visto para brasileiros

Por Gazeta News

consulado americano
[caption id="attachment_136458" align="alignleft" width="300"] Fachada do Consulado dos EUA no Rio. Foto: FlickR[/caption]

Na última sexta-feira, 27, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou decreto que proibiu a entrada de refugiados sírios e de cidadãos de sete nacionalidades em território americano. Na prática, as normas para obter visto para visitar o país também foram enrijecidas para outras nacionalidades, como o Brasil.

Isso porque, se antes alguns grupos de pessoas eram dispensados de entrevista para conseguir o visto, agora terão que passar por essa etapa da triagem antes de fazer a tão sonhada viagem. Daqui para frente, estão dispensados das entrevistas pessoas com menos de 14 anos e mais de 79. Até então, a regra era mais fleível: eram isentos jovens até 16 anos e idosos cima dos 66.

Outra regra modificada: quem solicita renovação de visto expirado há mais de 12 meses para uma mesma categoria que já possuía também vai precisar passar por entrevista. Antes, o prazo para a dispensa era de 48 meses a partir do vencimento.

Todas estas novas regras começaram a valer esta semana. As ordens executivas, assinadas por Trump, e as normas para visto podem ser lidas, em português, no site da embaixada dos Estados Unidos no Brasil.