Defenda o seu computador de espiões e spams
A lista de visitas indesejadas só aumenta. Todos os dias são inventadas mais e mais pragas virtuais que atrapalham nossa vida com o computador. Grandes empresas amargam prejuízos astronômicos, e quem lucra são os criadores de antivírus, antispys e antispam.
Para um usuário comum, na maioria das vezes, é difícil até mesmo identificar o problema e, muito mais difícil eliminá-lo, ou proteger-se dele. Mesmo que o seu computador seja utilizado apenas para ler e-mails e notícias na internet, ele (e sua privacidade), está correndo riscos.
Veja algumas dicas de como se proteger:
Contra vírus e trojans
Vírus - estes são os intrusos mais perigosos. Quando entram em nossas máquinas têm a intenção de destruir, seja total ou parcialmente. Existem alguns que chegam a danificar o HD (disco rígido).
Trojans - agem abrindo brechas para que pessoas mal intencionadas possam penetrar em sua máquina. Uma vez dentro, o invasor pode roubar arquivos e dados importantes, apagar arquivos ou, até mesmo, formatar o HD.
Para defender-se destea tipoa de pragas, é necessário, no mínimo, um antivírus, mas como nenhum antivírus detecta 100% dos vírus, é recomendado o uso de dois ( mas seria necessário uma máquina razoável). E se você é como a maioria das pessoas que pensam que o Norton anti-vírus é o melhor, está enganado. Em uma pesquisa feita pela revista Info mostrou que o Mcfee Virus Scan era o melhor antivírus atual. Não sei porque, mas sempre que me falam em antivírus, a maioria das vezes, o Norton é citado. Existem alternativas gratuitas, mas que nem por isso são menos eficazes que seus rivais pagos. Entre os anti-vírus que populares no mercado estão o Avast, Bit defender e o AVG.
Faça também um teste utilizando o Panda Antivírus online a procura de vírus e espiões.
Contra espiões
Os espiões não são tão nocivos como os vírus e trojans, pois não danificam o computador, mas são muito perigosos. Sua intenção é fazer com que apareçam propagandas, vasculhar como você navega na internet, e até roubar dados confidenciais tais como senhas, e enviá-los ao seu criador ou pessoa que configurou tal espião.
Para defender-se deste tipo de praga é recomendado o uso de antispys, no mínimo 2 - o ideal seria 3. Entre os mais populares no mercado estão o Anti Spy, Ad- Aware e Spybot.
Contra SPAMs
Outro tipo de praga indesejável são os spams. Todos os dias uma enxurrada de e-mails oferecendo seguros de saúde, viagra, fotos de conteúdo adulto e etc... são enviados. Se você usa um e-mail que possui antispam como o Hotmail, YahooMail etc... não terá muitos problemas, mas se utiliza o Outlook Express, poderá ter a sua caixa de e-mail lotada. Para solucionar este problema é recomendada a configuração do filtro do Outlook Express para amenizar o problema.
Contra Invasões
Caso você tenha um trojan que seu antivírus não tenha percebido, um hacker mal intencionado poderia utilizá-lo para acessar sua máquina, podendo obter senhas arquivos, importantes, e até mesmo formatar seu computador.
Existem alguns tipos de programas hackers que podem se conectar ao seu computador através de uma rede doméstica compartilhada, mesmo não havendo qualquer vírus ou trojan.
Para barrar este tipo de intruso, seria necessário uma barreira ou melhor um Firewal “Parede de fogo” para barrá-los. Podem ser utilizados Personal Firewalls como artilharia e feche as portas de seu computador.
Mas, então como eles entram e qual a melhor forma de evitar que essas pragas invadam nosso computador?
A melhor coisa é não se expor. Os vírus, na maioria das vezes, entram em nossos computadores atachados a programas executáveis, arquivos compactados, animações, imagens, vídeos e outros. Quem costuma fazer downloads de arquivos deste tipo em programas como o Kazaa ou Emule, por exemplo, tem uma grande possibilidade de conta-minar o PC. Estima-se que cerca de 30% dos arquivos executáveis estejam contaminados.
Outra forma de contaminção é através de sites no qual o criador propositalmente coloca algum tipo de trojan. Assim que a página é aberta ou clica-se em algum link ou imagem, o arquivo é copiado em seu computador, os tipos de páginas mais perigosos são. Os de conteúdo adulto, cracks, warez e sites com conteúdo ilegal. Muito dificilmente você encontrará em outros tipos de páginas.Os e-mails também são uma porta de entrada. Ao receber um e-mail de um amigo, se o computador dele estiver contaminado com algum tipo de vírus que se espalha através de e-mails, e você estiver na lista de endereços do Outlook Express dele, você será um forte candidato a ter este convidado batendo à sua porta.
Evite fazer downloads de arquivos de qualquer site suspeito,principalmente os ilegais.
Já no caso dos spywares, eles podem vir juntamente com programas aparentemente inofensivos, e são instalados no momento da instalação do mesmo. Também podem ser encontrados em sites maliciosos em que aparece uma pequena janela pedindo que você clique em “sim” para instalar o programa que dará acesso gratuito ao site ou coisas desse tipo.
Para evitar que isso aconteça, leia com atenção as janelas que aparecem enquanto esta navegando. Caso suspeite de alguma coisa, o site não for importante ou não for confiável clique em “não”, “cancelar”. Já com os programas não tem muito jeito. Você deve evitar instalá-los.Veja alguns programas que possuem espiões junto no pacote GAIN, PrecisionTime, DashBar, WeatherScope, WeatherCast, ClockSync, BonziBuddy, SnagIt, MySearch, Comet Cursor, KaZaA, Gator, Date Manager, IEHelper.
Contra os Spams a melhor forma de evita-los é ter dois e-mails. Mas porquê? Um deles serviria como seu e-mail principal, e o outro para aqueles sites que pedem que você insira seu e-mail para ter acesso, liberar tal programa etc. Existem programas que vasculham a internet atrás de e-mails, de qualquer palavra que tenha, por exemplo, seuemail@spam.com. Estes progamas reconhecem o primeiro nome o @, o segundo nome e o ponto com, e o identificam como e-mail. Se você adicionou seu e-mail em um fórum de discussão, por exemplo, ele poderá ser reconhecido.
Se você utiliza o Windows Xp e não costuma oferecer ou receber ajuda online através do utilitário do Windows, seria interessante desabilitar essas entradas. Para isso, vá em Painel de Controle> Sistema e na janela que se abre clique na Aba Remoto, desmarque as caixas em Assistência Remota e Área de Trabalho Remota. Caso já esteja desmarcado deixe como está e dê OK
Para quem possui computadores funcionando em rede e trasnsfere arquivos de um computador para outro ou tem esta função habilitada, fique sabendo que isso é um convite para hackers, pois não é necessário que haja um trojan na máquina e o hacker pode ter acesso total ao drive compartilhado. Uma boa idéia seria desabilitar este recurso, principalmente se não está utilizando. Para isso clique em “Meu Computador” e verifique se há uma pequena mão embaixo dos ícones que representam os drives. Se houver, clique com o botão direito em cima do drive . No menu que se abre, clique em “Compartilhamento” e em “Segurança”. Na caixa que se abre desmarque a opção “Compartilhar” este drive na rede” e dê OK.
Depois de ler esta matéria, não vá ficar traumatizado e deixar de navegar, apesar de a melhor maneira de manter seu computador limpo de pragas seja desplugar o cabo da internet. Pode-se navegar sem problemas desde que siga estes conselhos.
