Democratas defendem projeto para impedir “fuga de cérebros” estrangeiros

Por Gazeta News

projeto

Um projeto de lei para conceder a imigrantes superqualificados 55 mil “green cards”, documento que permite ao estrangeiro viver e trabalhar no país, foi apresentado por senadores democratas ao Congresso dos EUA, no último dia 19. O alvo são mestres e doutores nas áreas de ciência, tecnologia, matemática e engenharia formados em universidades americanas.

Hoje, eles podem solicitar o visto H1-B, para profissionais que exerçam funções não preenchidas por americanos. Mas são submetidos a uma cota anual de 20 mil, dentro de um limite de 65 mil documentos do tipo, e a um longo processo burocrático para converter o visto de estudante em visto de trabalho.

Se aprovada, a lei criará um projeto piloto de dois anos que mais do que dobrará a cota coberta pelo HB-1. Há contudo três condições: o solicitante precisa obter o título em uma universidade americana reconhecida, ter oferta de emprego nos EUA e seu contratador deve provar que não há um americano no mesmo nível para a vaga.

Outros dois projetos semelhantes foram apresentados na Câmara, na última semana, por congressistas da oposição republicana. Tanto Barack Obama quanto seu oponente na disputa pela Casa Branca, Mitt Romney, incluíram planos parecidos em suas plataformas eleitorais. As informações são da “Folha”.