Democratas temem que batidas de imigração afastem o voto latino

Por Gazeta News

A retórica anti-imigrante de Donald Trump certamente faria com que os democratas ganhassem uma avalanche de novos votos latinos, mas as controversas batidas de imigração de Barack Obama estão ameaçando enfraquecer a vantagem democrata.

A questão volátil da imigração e o poder do voto latino estão em ainda mais evidência agora que as campanhas se voltam às primárias da Califórnia, no dia 7 de junho. Nos próximos dias, Hillary Clinton e Bernie Sanders terão que se debruçar sobre o tema para conquistar novos votos no estado, marcado pela grande população imigrante.

No entanto, o desafio maior para os candidatos democratas está dentro de seu próprio partido, devido às batidas de imigração que prenderam centenas de jovens e famílias em janeiro e aos rumores de que novas batidas do tipo estejam sendo planejadas para este mês. Ativistas dizem que estão preocupados que o entusiasmo dos eleitores latinos e voluntários diminua por causa desse tipo de operação.

Cristina Jimenez, cofundadora e diretora do United We Dream, uma organização liderada por jovens indocumentados, disse que as batidas de imigração estão dificultando ações da organização para engajar eleitores latinos e imigrantes.

“Vai contra a lógica política o fato da administração fazer qualquer coisa que vá diminuir o apoio hispânico aos democratas”, disse Kevin Appleby, do Center for Migration Studies. Fonte: Politico.