Democratas vencem em dois Estados nos EUA

Por Gazeta Admininstrator

Eleitores americanos foram às urnas nesta terça-feira para escolher prefeitos e governadores e, em outros casos, para manifestar a sua opinião em referendo sobre temas que vão do orçamento público ao aborto.
Os democratas venceram as duas disputas para governador, elegendo o senador Jon Corzine em Nova Jérsei e Tim Kaine na Virgínia, segundo as projeções divulgadas no final do dia.

O candidato republicano na Virgínia, Jerry Kilgore, perdeu apesar do envolvimento pessoal do presidente George W. Bush, que visitou o Estado na segunda-feira, em uma demonstração de apoio a Kilgore.

Mas em Nova York, a vitória foi dos republicanos, com a reeleição do prefeito Michael Bloomberg com larga vantagem sobre o seu adversário democrata, Fernando Ferrer.

A vitória de Bloomberg já era esperada, pela sua alta popularidade e pela campanha milionária do prefeito, que gastou cerca de oito vezes mais do que Ferrer – um descendente de porto-riquenhos que, se eleito, seria o primeiro prefeito latino da cidade.

No entanto, Bloomberg já começou a campanha como favorito. Analistas políticos dizem que o empresário bilionário, dono de um grande grupo de mídia, é visto pela maioria dos nova-iorquinos como um administrador competente que promoveu a recuperação econômica da cidade depois dos ataques de 11 de setembro de 2001.

Tendências para 2006

Os eleitores de Detroit (Michigan), Atlanta (Geórgia), Houston (Texas), San Diego (Califórnia) e Boston (Massachusetts) também votaram para prefeito.

As eleições na Flórida estavam previstas para esta terça-feira, mas foram adiadas por causa do furacão Wilma, que devastou o sul do Estado há duas semanas.

Em San Diego, a disputa é entre a democrata Donna Frye, a ex-dona de uma loja de produtos para surfistas, e o republicano e ex-chefe policial Jerry Sanders.

As eleições são vistas como como possíveis indicadores do comportamento das intenções de voto para as eleições legislativas do ano que vem.

O desempenho dos democratas nesta terça-feira servirá para avaliar a capacidade da oposição de se aproveitar da queda do apoio popular ao governo de George W. Bush.

Referendos

Ainda nesta terça-feira, eleitores na Califórnia foram às urnas para se manifestar sobre oito iniciativas propostas pelo governador Arnold Schwarzenegger.

As consultas incluem uma medida para estabelecer limites para o orçamento público e uma que exige que médicos peçam autorização dos pais antes de praticarem abortos em menores de idade.

Uma derrota deixaria Schwarzenegger politicamente vulnerável já que ele se envolveu pessoalmente na defesa das medidas propostas. O ex-ator de Hollywood deverá concorrer à reeleição em 2006.

Nos Estados de Maine e Texas, a população foi consultada sobre direitos gays. No Texas, os eleitores apoiaram a proibição do casamento gay, tornando o Estado o 19º a adotar uma emenda constitucional para impedir a prática.

À exceção de Massachusetts, nenhum Estado americano permite casamentos entre pessoas do mesmo sexo, mas as emendas são consideradas uma proteção contra futuras decisões judiciais.

No Maine, os eleitores foram questionados sobre uma lei, aprovada no início do ano, que bania a discriminação com base na orientação sexual. Segundo a agência de notícias Associated Press, a pergunta foi incluída por pressão de grupos religiosos.

No Estado de Washington, os eleitores foram confrontados com duas versões diferentes de leis sobre erros médicos, uma apoiada por médicos e outra por advogados. Também houve consulta sobre a extensão da proibição do cigarro em áreas públicas e locais de trabalho fechados e até sobre o aumento do imposto sobre o combustível.

Em São Francisco, os eleitores opinaram sobre a proibição de revólveres, entre outras propostas.