Denúncia contra brasileiros

Por Gazeta Admininstrator

Jornal mostra venda ilegal de carteiras de motorista
A denúncia feita pelo jornal brasileiro Tribuna em sua última edição semanal provocou mal estar entre os integrantes da comunidade brasileira, não apenas em Connecticut mas em todas as regiões dos Estados Unidos onde há concentração de brasileiros. O jornal publicou em sua primeira página matéria mostrando os caminhos percorridos por brasileiros que moram na cidade de Danbury (CT), para conseguir uma carteira de motorista falsificada.
De maneira geral, os brasileiros entenderam que a reportagem não teve o intuito de orientar sobre os riscos de utilização de documentos falsos e não prestou qualquer serviço a leitores e anunciantes. A iniciativa do jornal ganhou repercussão na rede de TV WTNH que colocou no ar reportagem mostrando o esquema de venda de carteira de motoristas em um escritório brasileiro da cidade. Em seguida, mensagens eletrônicas começaram a ser distribuídas na internet criticando a posição do jornal. “Agora a polícia será muito mais dura com estas pessoas e muitos já estão com medo de sair às ruas até mesmo para trabalhar”, diz a mensagem que sugere um boicote ao jornal.
Na matéria exibida pela TV toda a negociação de venda da habilitação foi gravada com câmera oculta. O brasileiro identificado como Alex confirma não ter habilitação do Brasil. Fátima Santos então oferece a Alex o telefone de um local onde ele conseguiria uma carteira brasileira de motorista para que, de posse do documento, ele voltasse para providenciar o habilitação internacional. Um outro funcionário da empresa, não identificado, argumenta: “Para que esperar? Você paga tudo agora e quando voltar leva a carteira”. O preço cobrado foi de $138. Após a gravação a equipe de reportagem voltou ao escritório brasileiro e Fátima Santos negou conhecer Alex.
A diretora do jornal Tribuna, Emanuela Lima, concedeu entrevista à TV afirmando que o esquema de venda de documentos na comunidade brasileira existe não apenas para carteiras de motoristas, como também para green cards e social security numbers. O prefeito de Danbury não demonstrou supresa quanto à denúncia.“Não há dúvida de que o documento ilegal pode ser encontrado, se se procurar por ele”, mas anunciou pedido de auxílio federal para investigar a falsificação de documentos americanos.
A matéria exibida pela televisão alerta que as carteiras internacionais de motorista não têm validade como documento de identificação nos Estados Unidos e que só são aceitas como habilitação se forem acompa-nhadas de tradução oficial do documento.
As carteiras internacionais de habilitação emitidas no Brasil são válidas por período máximo de um ano. O documento é validado pela Convenção Interamericana de Tráfego de 1943. Veja o vídeo com a reportagem da emissora no site:
www.gazetanews.com