Departamento de Estado conclui que Hillary violou regras ao usar servidor pessoal

Por Gazeta News

trump

Um inspetor general do Departamento de Estado concluiu que a ex-secretária de Estado e atual candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, violou regras ao usar um servidor privado de e-mail enquanto estava no cargo. Um relatório diz que as investigações detectaram fragilidades sistêmicas e duradouras relacionadas a arquivos eletrônicos e comunicações no gabinete de Hillary.

Hillary usou seu servidor privado em sua casa de Nova York para lidar com assuntos do governo e da política externa, o que gerou uma série de investigações no país. A polêmica sobre a troca de e-mails é usada como arma pelos concorrentes.

A auditoria concluiu que Hillary deveria ter discutido o uso da sua conta pessoal com autoridades de segurança. Especialistas apontam que sua atitude quebra regras internas do Departamento de Estado e traz riscos de segurança. “Não há evidência que a secretária pediu ou obteve aprovação para conduzir negociações oficiais pela sua conta pessoal de e-mail em seu servidor privado”, disse o relatório do Departamento de Estado americano, que reconheceu que também houve problemas em manter controle dos registros de e-mails dos antecessores de Hillary.

Para conduzir a investigação, funcionários da inspetoria entrevistaram o atual secretário de Estado, John Kerry, e os antecessores Colin Powell, Condoleeza Rice e Madeleine Albright. Hillary e seus principais assessores, Cheryl Mills, Jake Sullivan e Huma Abedin, se recusaram a colaborar.