Departamento do Tesouro dos EUA alerta para golpe

Por Gazeta News

fraude site
[caption id="attachment_122881" align="alignleft" width="300"] O Departamento do Tesouro alerta para golpes por telefone e email e pede que vítimas denunciem.[/caption]

Inúmeros golpes por telefone e email em que indivíduos se passam por funcionários do Departamento do Tesouro e tentam extorquir quem está do outro lado estão sendo relatados por todo o país.

Os golpistas afirmam, na maioria das vezes, ser do "Departamento de Assuntos Jurídicos do Tesouro" e oferecem grande quantia em dinheiro em troca de uma pequena transferência bancária, ameaçando, inclusive prender a pessoa em um curto período de tempo, a menos que o pagamento seja feito.

O Departamento do Tesouro alerta aos cidadãos que receberem este tipo de telefonema ou email, para não fornecerem informações pessoais e não realizarem nenhum pagamento.

Fraudes desse tipo são consideradas crimes, previstos pelos artigos 18 e 31 do Código Penal dos Estados Unidos, e o Inspetor-Geral da Secretaria da Fazenda informa que os relatos estão sendo investigados para descobrir os golpistas e impedir que façam mais vítimas.

As autoridades orientam ainda que, em caso de contato dessa natureza, se a pessoa afirmar ser do Departamento do Tesouro, informar pelo email OIGCounsel@oig.treas.gov , descrevendo o ocorrido. Em caso de contato por telefone, anotar a data e a hora exata que recebeu a ligação, o número de telefone, o local, e uma breve descrição da comunicação.

Se a ligação for de alguém afirmando ser da Receita Federal (Internal Revenue Service) ou algo relacionado a impostos, relatar ao Inspetor Geral de Administração Tributária por meio do site:

https://www.treasury.gov/tigta/contact_report_scam.shtml

Fonte: Departamento Nacional do Tesouro